• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As redes de informação e integração no mercado de jogos eletrônicos e a geração de vantagem competitiva

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RICARDO-D-ALMEIDA-GARRETT.pdf (12.06Mb)
    Data
    2008
    Autor
    Garrett, Ricardo D'Almeida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A globalização da economia vem proporcionando oportunidades nunca antes possíveis para empresas em todo o mundo. Para alcançar novos mercados e, principalmente, obter vantagem competitiva frente a outras empresas maiores e com mais tradição no mercado, as empresas que visam sobreviver sentem a necessidade de unir-se, reforçando assim seus relacionamentos mesmo com competidores em um mercado delimitado para alcançar a expansão de seus negócios. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, cujo objetivo principal é a análise de uma rede de informações e sua eficácia para a evolução do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos eletrônicos. O estudo explora a natureza desses relacionamentos, mais precisamente da rede de informações formada para a geração de vantagem competitiva e seus elementos, e utiliza-se da metodologia de uma pesquisa descritiva para a análise do ambiente aplicada ao contexto, com uma abordagem qualitativa, resgatando a opinião das organizações entrevistadas a respeito da qualidade de elementos da rede. Inicialmente foi realizada uma abordagem teórica sobre as redes de informações e suas definições, utilização de redes em estratégias empresariais, tecnologia da informação nesse meio e o contexto do mercado de jogos eletrônicos. A seguir, foi caracterizada a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) como rede de informações a ser analisada, sua estrutura e principais empresas associadas, bem como o questionário formado a partir de afirmações que expõem os principais fatores de uma rede de informações. Em seguida, foram descritos os resultados obtidos com o questionário, a compilação dos dados e os principais pontos identificados com a pesquisa. Conclui-se, por fim, com a apresentação dos resultados obtidos e as considerações sobre a eficácia dessa rede de informações em relação aos seus objetivos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48209
    Collections
    • Gestão da Informação [594]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV