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    Segurança e confiança no comércio eletrônico : um estudo exploratório

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    ROSELI-PESSIN-LEAL.pdf (1011.Kb)
    Data
    2009
    Autor
    Leal, Roseli Pessin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa, de cunho exploratório, tem como objetivo principal verificar as condições de segurança do comércio eletrônico Business-to-Consumers (B2C), sob o ponto de vista tecnológico e legal, no âmbito nacional. Apresenta conceitos sobre comércio eletrônico e segurança da informação. Descreve os principais recursos tecnológicos que visam garantir a segurança e a privacidade das informações na internet. Levanta normas que norteiam as transações eletrônicas na internet e qual a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Verifica, através de levantamento de dados, realizado com aplicação de um questionário junto a alguns usuários do comércio eletrônico, se os mesmos conhecem tanto os recursos tecnológicos, quanto as leis que visam garantir a segurança e o direito do consumidor no comércio eletrônico. Paralelamente, investiga se os mesmos estão satisfeitos com as informações disponibilizadas nos sites das lojas virtuais e com o serviço, de maneira geral. Verifica que a criptografia e a certificação digital são os recursos tecnológicos mais indicados para garantir a segurança e a privacidade na internet. O Código de Defesa do Consumidor é a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário indicam que alguns consumidores desconhecem os recursos tecnológicos e a lei que assegura seus direitos no comércio online. A maioria alega estar satisfeito com o serviço de comércio eletrônico, porém, gostaria que as lojas virtuais disponibilizassem informações sobre segurança e direito do consumidor, em seus sites, na internet. Conclui que o comércio eletrônico não é totalmente seguro, para o consumidor, do ponto de vista tecnológico e legal. Sugere que as empresas que exploram a internet para comercializar seus produtos e serviços façam uso dos recursos tecnológicos e legais disponíveis, de modo a proporcionar mais confiança nos usuários, para que os mesmos se sintam mais seguros e satisfeitos em relação ao serviço e utilizem com maior frequência
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48167
    Collections
    • Gestão da Informação [594]

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