dc.contributor.advisor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Belli, Mauro José, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Santos, Livia Regina Nogueira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T15:25:09Z | |
dc.date.available | 2024-02-29T15:25:09Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48161 | |
dc.description | Orientador: Maria do Carmo D. Freitas, Mauro Jose Belli | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental-aplicada, para a elaboração de uma modelagem para recuperação de conteúdo informacional em filmes por conceitos aplicáveis em sala de aula, com foco nos subsídios informacionais e didáticos requeridos nas atividades pedagógicas. O filme é considerado um produto informacional, por transmitir através do seu conteúdo informações em forma de textos, sons e imagens em movimento. A proposta da utilização do filmes em sala de aula é instigar os alunos a buscarem em seus estoques de informação significados/signos ligando-os aos conceitos apresentados, proporcionando uma aprendizagem não linear, mas composta de conceitos, análises e reflexões. Percebe-se que a utilização deste recurso exige do professor tempo e trabalho que, em muitas vezes, ocasionam na desistência de seu uso. A base da recuperação de trechos fílmicos por conteúdo consiste em identificar metadados que atendam a necessidade do usuário. Esta pesquisa baseia-se na análise do conteúdo informacional de filmes de animação e no estudo empírico da sua utilização em sala de aula por professores especialistas no uso de filmes como recurso informacional. Visando atender os principais requisitos de recuperação dos usuários, os metadados propostos para a estrutura da modelagem subdividem-se em três categorias: geral, técnica e educacional. A modelagem proposta foi desenvolvida em Banco de Dados, e a interface foi desenvolvida para ambiente web, proporcionando uma recuperação híbrida, por conceitos ou por filmes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Recuperação da informação | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Proposta de modelagem para recuperação de conteúdo informacional em filmes | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |