• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As comunidades de prática e o compartilhamento do conhecimento nos períodicos científicos da área de ciências agrárias das universidades públicas do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ROSA-LUIZA-BRITES-SHTORACHE.pdf (826.1Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Shtorache, Rosa Luiza Brites
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Analisa a contribuição das comunidades de prática no compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial dos periódicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso dos periódicos científicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Verifica pelos procedimentos de análise de documentos e a aplicação do questionário aos editores-chefe dos periódicos que o compartilhamento do conhecimento já é realizado pela maioria no processo editorial; 100% concordaram que é importante para o desenvolvimento dos periódicos, mas não há iniciativas formalizadas para estimular o compartilhamento do conhecimento; os principais facilitadores do compartilhamento do conhecimento levantados são a confiança mútua, linguagem comum e motivação, e como barreiras que impedem esta prática são a falta de contato e tempo. Constata que 75% dos respondentes apontam o ambiente virtual como facilitador para a troca de conhecimento entre os colaboradores do processo editorial. Confere o desconhecimento da maioria dos editores-chefe sobre as comunidades de prática como uma forma de compartilhar o conhecimento. Conclui que as comunidades de prática virtual podem facilitar o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial, pois podem gerar qualidade neste processo e possibilitar o aprendizado dos colaboradores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48121
    Collections
    • Gestão da Informação [583]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV