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dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorGelenski, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T17:08:43Z
dc.date.available2024-02-29T17:08:43Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48073
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Duarte Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A legibilidade da informação é um fator crucial para que a mensagem divulgada em um anúncio seja apreendida pelo leitor e não faça deste mais um representante da poluição visual urbana. Os municípios criaram e aprovaram leis para tentar minimizar os efeitos da poluição visual. Em consonância, a composição de anúncios com mensagens focadas auxilia no entendimento do conteúdo. Para isso este trabalho busca analisar a legibilidade de anúncios comerciais presentes em um trecho do Setor Especial da Avenida Presidente Wenceslau Braz – SE- WB em Curitiba. O instrumento de pesquisa coletou a opinião de pessoas que trafegam na Avenida a respeito da legibilidade e da poluição visual por meio de entrevista, e propiciou o ordenamento de nove anúncios coletados na Avenida pela utilização do Método Q. Participaram desta pesquisa 30 respondentes e se destaca com a entrevista o perfil dos respondentes sendo em sua maioria transeuntes (63%), jovens entre 21 e 35 anos (57%), do sexo feminino (70%) e com escolaridade do 3º grau incompleto (37%). O resultado da avaliação dos critérios de legibilidade ressalta a importância da composição de anúncios com mensagens claras e precisas que proporcionem a interpretação correta e o entendimento do anúncio. A avaliação dos quesitos de poluição visual destaca a falta de divulgação da legislação vigente de Curitiba sobre a poluição visual focalizando a dificuldade de identificação dos efeitos maléficos causados por esta para a população da cidade. O ordenamento do Método Q ressalta que o anúncio 6 que apresenta a divulgação de um shopping da cidade de Curitiba, utiliza o elemento imagem complementando o texto veiculado, além de ter a composição visual harmoniosa em relação à utilização de cores, disposição do texto, tamanho das fontes e utilização de figuras. Este anúncio é considerado o mais agradável e ordenado para os respondentes. Em contrapartida o anúncio 1 relacionado a um serviço de atendimento médico é considerado o menos ordenado, devido a combinação de cores utilizada que dificulta a leitura do conteúdo, confundindo o texto com a foto de fundo. Com isso, a gestão da informação pautada no Design e na Ergonomia auxilia na composição de mensagens mais focalizadas e com elementos que a facilitam a legibilidade da informação e minimiza a quantidade de anúncios sem propósito.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnuncios - Ruas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPropaganda - Ruas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.titleAnálise da legibilidade de anúncios comerciais do setor especial da avenida Presidente Wenceslau Braz (SE-WB) em Curitiba : uma contribuição da gestão da informaçao apoiada pelos conceitos de design e ergonomiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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