| dc.contributor.advisor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
| dc.creator | Melo, Tania Carina de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-02-29T18:34:14Z | |
| dc.date.available | 2024-02-29T18:34:14Z | |
| dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48064 | |
| dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes Silva | pt_BR |
| dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Estabelece o perfil da produção de teses e dissertações das universidades brasileiras entre os anos de 2000 e 2010 que tiveram como tema de estudo a gestão do conhecimento. Utiliza como base para a pesquisa as teses e dissertações cadastradas na BaseKM. Para alcançar os objetivos utiliza uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e como técnica, a análise de conteúdo. Os resultados apontam a Universidade Federal de Santa Catarina com a maior produção de teses e dissertações entre as 34 universidades brasileiras que desenvolveram estudos sobre o tema, e o ano de 2003 como o mais produtivo daquela década. Identifica que metodologia utilizada pelo maior número de teses e dissertações foi o estudo de caso e as técnicas de pesquisas utilizadas pela maioria dos pesquisadores foram a entrevista e questionário. Indica que os orientadores com o maior número de publicações de teses e dissertações sobre gestão do conhecimento foram da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no entanto, o número de publicações, mesmo entre os dois mais produtivos, é baixo o que demonstra que os orientadores ainda percebem a gestão do conhecimento em fase de amadurecimento. Constata que pelo fato da gestão do conhecimento ter como foco as pessoas, os pesquisadores acreditam que o método qualitativo como o mais apropriado para o desenvolvimento das pesquisas, uma vez que este método permite ao pesquisador uma análise mais profunda dos indivíduos que constituem a amostra do universo estudado, o que provavelmente foi o motivo de este ser o método o mais adotado nas pesquisas. Com relação aos assuntos mais estudados, a análise da gestão do conhecimento ficou em primeiro lugar entre os 17 tópicos identificados durante a análise das teses e dissertações. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
| dc.subject | Pesquisa - Pós-graduação | pt_BR |
| dc.title | Perfil da pesquisa em gestão do conhecimento : estudo em teses e dissertações no Brasil | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |