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dc.contributor.advisorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorMelo, Tania Carina dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T18:34:14Z
dc.date.available2024-02-29T18:34:14Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48064
dc.descriptionOrientador: Helena de Fatima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Estabelece o perfil da produção de teses e dissertações das universidades brasileiras entre os anos de 2000 e 2010 que tiveram como tema de estudo a gestão do conhecimento. Utiliza como base para a pesquisa as teses e dissertações cadastradas na BaseKM. Para alcançar os objetivos utiliza uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e como técnica, a análise de conteúdo. Os resultados apontam a Universidade Federal de Santa Catarina com a maior produção de teses e dissertações entre as 34 universidades brasileiras que desenvolveram estudos sobre o tema, e o ano de 2003 como o mais produtivo daquela década. Identifica que metodologia utilizada pelo maior número de teses e dissertações foi o estudo de caso e as técnicas de pesquisas utilizadas pela maioria dos pesquisadores foram a entrevista e questionário. Indica que os orientadores com o maior número de publicações de teses e dissertações sobre gestão do conhecimento foram da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no entanto, o número de publicações, mesmo entre os dois mais produtivos, é baixo o que demonstra que os orientadores ainda percebem a gestão do conhecimento em fase de amadurecimento. Constata que pelo fato da gestão do conhecimento ter como foco as pessoas, os pesquisadores acreditam que o método qualitativo como o mais apropriado para o desenvolvimento das pesquisas, uma vez que este método permite ao pesquisador uma análise mais profunda dos indivíduos que constituem a amostra do universo estudado, o que provavelmente foi o motivo de este ser o método o mais adotado nas pesquisas. Com relação aos assuntos mais estudados, a análise da gestão do conhecimento ficou em primeiro lugar entre os 17 tópicos identificados durante a análise das teses e dissertações.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPesquisa - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePerfil da pesquisa em gestão do conhecimento : estudo em teses e dissertações no Brasilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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