Descrição dos sistemas gestores de conteúdo empresariais de código aberto e a estratégia de ECM : uma pesquisa bibliográfica
Resumo
Resumo : Descreve a gestão de conteúdo empresarial (ECM) por meio da pesquisa bibliográfica e compara softwares "ECM" utilizando método de pontos. ECM não é somente um software, mas sim toda uma estratégia empresarial que inclui elementos como os colaboradores. Recorre à bibliografia para relacionar e diferenciar ECM de siglas similares e outras tecnologias na construção de um conceito sólido sobre o assunto. O ciclo de vida do ECM é composto pela captura, gerenciamento, armazenamento, preservação e distribuição de conteúdo. Identifica o estado atual de softwares "ECM de código aberto", sendo eles, Alfresco, Nuxeo e Knowledgetree, coletando informações sobre os mesmos e apresentando resultados em forma de tabela. Utiliza metodologia de pontuação, para tratar os dados referentes às características e funções das ferramentas selecionadas, como a presença de ferramentas Workflow e Optical Character Recognition. Afere que ferramentas para a gestão de documentos e imagens, de uma estratégia ECM estão contidas nos softwares selecionados e aponta possibilidade de implantação da estratégia de ECM. Observa a contribuição da pesquisa para o campo de gestão da informação e para novas pesquisas relacionadas ao ECM.
Collections
- Gestão da Informação [564]