Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Alessandra Sant'Anna, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Bruno Diogo Müllerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T20:37:09Z
dc.date.available2020-06-12T20:37:09Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47939
dc.descriptionOrientadora: Alessandra Sant'Anna Bianchipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 28/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 47-56pt_BR
dc.description.abstractResumo: O índice de motorização na cidade de Curitiba vem aumentando, apresentando um impacto negativo sobre a mobilidade. A promoção do transporte público consiste em uma estratégia na reversão de tal tendência. Deslocamentos podem ser efetuados por transporte público ou privado, sendo que devem atender a requisitos exigidos pelo usuário para que sejam selecionados. A percepção de risco está associada com a tomada de decisão, existindo uma relação entre percepção de risco e escolha modal. O trabalho, dividido em dois subestudos, propõe-se a estudar a percepção dos jovens curitibanos a respeito do transporte público, e o papel de aspectos psicológicos (percepção de risco e desconforto) na escolha modal. O primeiro investiga a percepção dos usuários habituais e o segundo tem como foco as expectativas de não usuários da rede de transporte público coletivo. A amostra consiste em 500 estudantes universitários curitibanos, divididos entre usuários e habituais da rede de transportes públicos e de transportes individuais motorizados, sendo que cada um instrumento foi elaborado para cada subestudo. A principal preocupação quanto à utilização do transporte público é segurança pública, seguido por aspectos relacionados ao conforto dentro do transporte. Mulheres tendem a perceber maior risco que homens, principalmente quanto à segurança, medo e agressões. Para encorajar uma transição do transporte individual para o transporte público coletivo, é necessários conhecer fatores psicológicos subjacentes que podem motivar seu uso e os aspectos cujo aperfeiçoamento melhor satisfaria à população. Palavras-chave: escolha modal, transporte público, psicologia do trânsitopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The motorization rate in the city of Curitiba has been on the increase, having a detrimental impact on mobility. Promoting public transport represents a strategy in reversing this trend. Public or private transport can be selected for trips within the city, however, for such, it must meet the user's requirements. Risk perception is associated with decision-making, with a relationship between risk perception and modal choice. This paper is divided into two substudies, and it aims to study the perception of young Curitiba residents regarding public transport, and the role of psychological aspects (risk and discomfort perception) in modal choice. The first sub-study investigates regular users' percpetion and the second focuses on the expectations presented by non-users of the public transportation network. The sample consists of 500 college students from Curitiba, divided between usual public transport users and individual motorized transport users, and an instrument was developed for each substudy. The main concern regarding the use of public transport is public safety, followed by aspects related to comfort in transport. Women tend to perceive greater risk than men, especially for safety, fear and aggression. To encourage a transition from individual transport to public transportation, it is necessary to become aware of the underlying psychological factors that can motivate such use and improvements which would best satisfy the population. Keywords: modal choice, public transport, traffic psychologypt_BR
dc.format.extent62 f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectTransito - Psicologiapt_BR
dc.subjectTransporte publicopt_BR
dc.titlePercepção de risco e escolha modalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples