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    A carga de trabalho subjetiva na aprendizagem por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação : estudo de caso

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    CIBELE-ROWENA-BUNN.pdf (1.311Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Bunn, Cibele Rowena
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Mensura a carga de trabalho subjetiva no ensino por e-learning técnico para um grupo de trabalho em uma empresa de tecnologia da informação utilizando as premissas da ergonomia e gestão da informação. Para alcançar esse objetivo, realiza revisão da literatura pertinente para corroborar com uma univocidade pertinente ao tema trabalhado; verifica como ocorre o planejamento e avaliação do conteúdo dos e-learnings técnicos na organização em relações as demandas, e identifica os e-learnings técnicos desenvolvidos pela organização e usados no grupo de trabalho e a percepção dos participantes sobre os mesmos. Caracteriza-se como pesquisa do tipo qualitativa empírica, que tem base na experiência e vivência do autor, com apoio da técnica de estudo de caso cujo objeto tem duas circunstâncias: a natureza e abrangência da unidade, sendo o e-learning, a natureza ou variável independente; e a abrangência, o conjunto de variáveis intervenientes ou secundárias sobre os treinados ou variáveis dependentes. Para a escolha dos instrumentos de pesquisa, utilizou-se como referência, outros trabalhos realizados na área de carga mental. Dessa forma, utiliza o método NASA TLX (Task Load Index, ou Indice de Carga e Tarefa). Os resultados demonstram, entre os diversos treinamentos uma taxa ponderada geral de 25,91, indicando baixa carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, o que indica que para a carga subjetiva de trabalho dos e-learnings, estes são percebidos como fáceis, com predomínio de dificuldade comparativa para desempenho com 26%, demanda mental com 23%, demanda temporal com 21%, esforço com 15%, frustração com 13% e demanda física com 2%. Existe a indicação pelos dados que os funcionários estão relativamente satisfeitos com seu rendimento e desempenho nos e-learnings.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47871
    Collections
    • Gestão da Informação [582]

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