Memória organizacional e as suas contribuições para o processo de atendimento a clientes da empresa ativa Seg Corretora de Seguros
Resumo
Resumo : Identifica os processos de Memória Organizacional e as suas contribuições para o atendimento aos clientes da empresa Ativa Seg Corretora de Seguros. Desenvolve um estudo de caso a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Busca fundamentação na literatura sobre Gestão do Conhecimento e Memória Organizacional para apontar conceitos e características de Gestão do Conhecimento e Memória Organizacional. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação participante, analise documental e questionário. Os dados foram coletados a partir das cinco categorias de Memória Organizacional (coleta, organização e registro, disseminação, compartilhamento e reuso da informação). Analisa os resultados a partir de nuvens de palavras com as respostas obtidas com a aplicação dos questionários aos colaboradores da empresa objeto de estudo, pela observação participante e evidências encontradas na documentação. Observa, a partir dos resultados, que a Memória Organizacional dá suporte às operações e atividades da empresa objeto de estudo, uma vez que possibilita que a organização retenha as informações produzidas por ela ou para ela, e as organize, conforme seus critérios. A partir da retenção e organização, a empresa disponibiliza tais informações a seus colaboradores, de forma que os mesmo estejam "atualizados". Conclui que os registros são realizados de forma padrão, buscando garantir a qualidade das informações, a recuperação para o reuso de forma rápida. A Memória Organizacional contribui ainda evitando a "amnésia organizacional", ou seja, que o conhecimento organizacional se perca por rotatividade de pessoal, perda ou destruição de arquivos físicos, entre outros motivos
Collections
- Gestão da Informação [594]