Proposta de melhoria para o processo de recebimento de materiais da empresa Flexiv Escritórios de Sucesso
Resumo
Resumo : O Recebimento de materiais é uma atividade de extrema importância para prevenção de perdas e qualidade dos produtos finais de uma empresa. Um recebimento feito de maneira correta deve garantir que os materiais entregues estejam de acordo com as especificações constantes no pedido de compras. A inspeção da qualidade é fundamental neste processo. Este trabalho teve como objetivo melhorar o processo de recebimento da empresa Flexiv Escritórios de Sucesso. Primeiramente desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica detalhada sobre o assunto, na qual procurou-se entender temas como documentação de cobrança, etapas do recebimento, problemas comuns com recebimento de materiais, procedimentos e controle do material recebido visando qualidade total. Desta forma obteve-se embasamento necessário para avaliar o processo de recebimento da Flexiv. Na avaliação percebeu-se problemas na entrada de materiais, ausência de documentações fundamentais para o processo de recebimento, ausência de profissionais responsáveis pelo recebimento e uma carência muito grande em inspeção da qualidade. Com a finalidade de melhorar os problemas citados, foi proposto a numeração dos 5 portões da empresa, estabelecendo-se um responsável pelo recebimento para cada portão. Foi sugerido que siga-se procedimentos básicos de conferência anteriores a descarga, desenvolveu-se documentações como por exemplo formulário de recebimento e planilha de controle do recebimento. E por fim, desenvolveu-se um padrão de inspeção para cada material recebido, definindo se o mesmo será inspecionado no ato do recebimento ou posteriormente e ainda se o mesmo sofrerá inspeção 100% ou inspeção por amostragem. Abstract : The Receiving of materials is an activity of extreme importance for prevention of losses and quality of the final products of an enterprise. A receiving done from correct way must guarantee that the handed materials should agree with the constant specifications in the request of purchases. The inspection of the quality is basic in this process. This work has the objective of improving the process of receiving of the enterprise Flexiv Office of Success. Firstly there was developed a bibliographical inquiry detailed on the subject, in which one tries to understand subjects like documentation of collection, stages of the receiving, common problems with receiving of materials, proceedings and control of the material received aiming at total quality. In this way necessary foundation was obtained to value the process of receiving of the Flexiv. In the evaluation problems are realized in the entry of materials, absence of basic documentations for the process of receiving, absence of professionals responsible for the receiving and a very big lack in inspection of the quality.With the finality of improving the quoted problems, there was proposed the numeration of 5 gates of the enterprise, when a person in charge is established by the receiving for each gate. It was suggested what follows basic proceedings of conference previous to unloading, one developed documentations like, for example, form of receiving and spreadsheet of control of the receiving. And finally, a standard of inspection was developed for each received material, defining if the same thing will be still inspected in the act of the receiving or subsequently and if the same thing will suffer inspection 100 % or inspection for sampling.
Collections
- Engenharia da produção [102]