Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVasquez, Edwin Ricardo Pitrept_BR
dc.contributor.authorMiguez, Ronaldo Tinocopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2017-07-03T19:12:07Z
dc.date.available2017-07-03T19:12:07Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47795
dc.descriptionOrientador : Edwin Ricardo Pitre-Vasquezpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 22/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 115-120pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este é um trabalho acerca da música da Folia do divino paranaense. Um estudo sobre seus elementos musicais: padrões de ritmo, harmonia e melodia, aspectos técnicos de performance e de construção dos instrumentos, além de seus elementos extramusicais que compõem todo o ambiente e contexto em que a música é realizada.O trabalho é realizado em conformidade com as perspectivas da etnomusicologia e da metodologia conhecida como "bimusicalidade" (HOOD, 1960) ou "aprender a performar" (BAILY, 2001), que consistem em estudar uma determinada música através de seu aprendizado prático.Foram observados dois grupos romeiros do litoral paranaense, um de Guaratuba e outro de Paranaguá. Este último além de abrir as portas para a realização do trabalho de campo também me deu o privilégio de acompanha-lo como músico da Folia do Divino.Durante quatro anos de pesquisa e amizade com os caiçaras (2012 - 2016) e após acompanhar por três anos o percurso da Folia, pude aprender sobre vários aspectos do fazer musical dos caiçaras. Palavras-chave: 1 - Folia do Divino. 2 - Música Caiçara. 3 - Etnomusicologia. 4 - Bi-musicalidade. 5 - Cultura Popular do Litoral Paranaense.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:This is a work about the music of the Divine's Folia in Paraná. A study about its musical elements: rhythm, harmony and melody patterns, perform techniques aspects and instruments construction, besides its extra musical elements, that compose the environment in wich the music is made.The research is made under a ethnomusicological perspective and the method knwon as "bi-musicality" (HOOD, 1960) or "learn to perform" (BAILY, 2001), that consists on studying a given kind of music through its practical learning.Two groups on Paraná's shore were observed: one from Guaratuba and the other one from Paranaguá. This one opened its doors for my fieldwork and also, as a privilege, allowed me to follow the Folia as a musician.During four years of research and friendship with the caiçaras (2012 - 2016), and after accompanying them for three years along the route of the Folia, I learned about several aspects of their music making. Key-words: 1 - Divine's Folia. 2 - Caiçara's Music. 3 - Ethnomusicology. 4 - Bi-musicality. 5 - Popular Culture. 6 - Paraná's coast.pt_BR
dc.format.extent180 f. : il., retrs, musica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.titleA música da folia do divino no litoral paranaense : estudo dos elementos musicais e extramusicais característicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples