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    Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais

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    R - D - ANDREIA ANNA AMARAL PORTO.pdf (1.082Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Porto, Andreia Anna Amaral
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Dentre os projetos sociais desenvolvidos em nosso país, nota-se que muitos tem como objetivo promover a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de proporcionar empoderamento desta população. Quando o foco dessas políticas públicas é o jovem, tende-se a utilizar atividades esportivas e/ou artísticas para ocupação do tempo livre. Considerando a importância desse tema, esta pesquisa, de ordem qualitativa, consiste em um estudo de caso cujo objetivo é investigar, na perspectiva histórico-cultural, de que maneira o teatro pode contribuir para o processo de promoção da autonomia em jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isto, foi selecionada uma aluna, de 14 anos, participante do projeto social "Crescer com Arte" em 2015. O projeto é desenvolvido pela Associação Amigos Pé no Palco e atende adolescentes de 12 a 18 anos, oriundos da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso a bens culturais. Esta pesquisa é de amostra propositiva e os critérios de escolha da participante foram: não ter feito aula de teatro anteriormente e estar no primeiro ano do projeto social. Utiliza-se o proposto teórico-metodológico da Epistemologia Qualitativa, desenvolvido por Fernando González Rey. Em dezembro de 2015 foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais com a participante, seus pais e o professor de teatro do projeto. Observa-se o processo de configuração subjetiva de ressignificação e produção de novos sentidos subjetivos a partir das aulas de teatro. As entrevistas mostraram que a adolescente, assim como os demais participantes, percebeu que a atividade teatral proporcionou mudanças significativas em sua forma de se expressar, se posicionar e se relacionar com os outros, inclusive em casa e na escola. Afirma que o teatro lhe ensinou a conviver com as diferenças, acreditar em si mesma e se colocar no mundo. Para os entrevistados, autonomia significa ter atitude (o que eles definem como uma forma ativa de agir no mundo, sem esperar que outra pessoa faça por ela), nesse sentido, notou-se que o teatro contribuiu para que esta adolescente esteja mais segura de si e expressando seus sentimentos, pensamentos e opiniões. Observa-se nos relatos mudanças em prol do desenvolvimento de autonomia, mostrando que o teatro pode ser compreendido como um mediador nesse processo. Palavras-chave: Teatro; Autonomia; Psicologia histórico-cultural; Subjetividade; Juventude.
     
    Abstract: Among the social projects developed in our country it is noticed that many have as goal promoting the autonomy of people in social vulnerability situation in order to promote the empowerment of this population. When the focus of these public politics is the young person it is tended to be used sportive and/or artistic activities for the occupation of free time. Considering the importance of this theme, this research, of qualitative order, consists in a case study whose objective is to investigate, in a cultural-historic perspective, in which manner theater can contribute to the process of autonomy promotion for young people in social vulnerability situation. For this, in 2015, a 14-years-old student, participant of the social project "Crescer com Arte" was selected. The project is developed by the Associação Amigos Pé no Palco and assists teenagers from 12 to 18 years old originating from public schools, in situation of social vulnerability and with difficulties to access cultural goods. This research is of propositive sample and the criteria to choose the participant were: haven't done theater classes previously and be in the social project first year. It is used the theoretical-methodological proposal of Qualitative Epistemology developed by Fernando González Rey. In December 2015 semi-structured and individual interviews were realized with the participant, her parents and the project theater teacher. It is observed, from the theater classes a subjective configuration process of resignification and production of new subjective senses. The interviews showed that the teenager, as well as the other participants, noticed that the theater activity provided significant changes in the way she expressed and positioned herself as well related to others, including at home and at school. She affirms that theater taught her to live together with differences, to believe and put her in the world. For the interviewers, autonomy means to have attitude (what they define as an active way to act in the world, without expecting that somebody else does it for her), in this sense, it was noticed that theater has contributed for this teenager to be more secure about herself and expressing her feelings, thoughts and opinions. In the reports it is observed changes in favor of autonomy development, showing that theater can be understood as a mediator of this process. Key words: Theater; Autonomy; Cultural-historical psychology; Subjectivity; Youth.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47775
    Collections
    • Dissertações [284]

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