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dc.contributor.advisorMezzadri, Fernando Marinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Evelyn Andressa Gavioli dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2017-06-06T14:59:52Z
dc.date.available2017-06-06T14:59:52Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47150
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Fernando Marinho Mezzadript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 16/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f 130-138pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esportept_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por intuito a busca pela compreensão dos possíveis impactos para o desenvolvimento do paradesporto educacional no país, na circunstância da articulação entre quatro ações selecionadas, que em busca rápida possuíam alguma contribuição à tal área esportiva, sendo elas a Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/2006), Lei Agnelo/Piva (nº 10.264/2001) e o programa Bolsa Atleta (nº 10.891/2004), todas de gestão do Ministério do Esporte, além de outra ação de realização por parte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o projeto Paralimpíadas Escolares. Buscou-se descrever as ações do Ministério do Esporte, apresentando-se dados de suas realizações, basicamente referente ao período em que estavam em vigência, assim como do projeto Paralimpíadas Escolares, com recorte temporal de 2009 a 2014. Assim, após expostas as ações e seus dados, buscamos verificar a existência de conexões entre elas, o que possibilitou a discussão dos impactos de tais relações ao paradesporto educacional brasileiro. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se fundamentalmente na pesquisa documental, de modo que o levantamento dos materiais pertinentes as ações sob análise foi realizada, contando-se inclusive com parceria com a Academia Paralímpica Brasileira para o alcance às informações não disponibilizados no site oficial do comitê. Os dados levantados possibilitaram perceber duas conexões entre as ações, sendo a primeira em relação ao repasse de recursos realizado pela Lei nº 10.264/2001 que basicamente possibilita ao projeto Paralimpíadas Escolares ser realizado, e a segunda que diz respeito a parceria existente entre o programa federal Bolsa Atleta e o projeto Paralimpíadas Escolares, já que os alunos destaques do projeto são indicados para o pleito a uma bolsa na categoria estudantil do programa federal. As duas conexões nos permitiram conceber, primeiro, uma grande falha na compreensão de esporte educacional, por parte do CPB, uma vez que tem os recursos do desporto escolar dispendidos para a realização do projeto Paralimpíadas Escolares, que se trata de uma competição com fins no rendimento e na seleção dos melhores voltada ao público escolar, devendo ser repensada. Já a segunda conexão, mostrou indícios de impactos positivos, de modo que os alunos participantes da competição parecem estar dando continuidade à carreira esportiva, uma vez que demonstram em seu histórico o recebimento de outras categorias de bolsas do programa federal Bolsa Atleta. Enfim, conclui-se que os objetivos postos para a realização do projeto Paralimpíadas Escolares são dúbios, tornando-se difícil encará-lo como ação efetiva de promoção do paradesporto educacional, no entanto, é inegável a existência de indícios de sua eficiência no que diz respeito à promoção do esporte de rendimento, através de sua conexão ao Bolsa Atleta. Palavras-chave: Paradesporto Educacional; Políticas Públicas Esportivas; Bolsa Atleta;pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to understand the possible impacts for the development of educational Paralympic sport in the country, in the circumstance of the articulation between four selected actions, which in a quick search had some contribution to this sports field, being these the Sports Incentive Law (nº 11.438/2006), Agnelo/Piva Law (nº 10.264/2001) and the Law known as "athlete bag" (nº 10.891/2004), all of which are managed by the Ministry of Sport, and another action by the Brazilian Paralympic Committee (CPB), the School Paralympics project. The actions of the Ministry of Sports were presented, presenting data on their achievements, basically referring to the period in which they were in force, as well as the Paralympics School project, with a time cut from 2009 to 2014. Thus, after exposing the actions and their data, we sought to verify the existence of connections between them, which made it possible to discuss the impacts of such relations to the Brazilian educational Paralympic sport. The methodology used in this research was based fundamentally on the documentary research, so that the survey of the pertinent materials the actions under analysis was carried out, counting also in partnership with the Brazilian Paralympic Academy to reach information not available on the official website of the Committee. The data collected made it possible to perceive two connections between the actions, the first one in relation to the transfer of resources carried out by Law Nº. 10.264/2001, which basically allows the School Paralympics project to be carried out, and the second regarding the existing partnership between the federal program Athlete Scholarship and the School Paralympics Project, as the project's top students are nominated for a scholarship in the student category of the federal program. Both connections allowed us to conceive, first, a major fault in the understanding of educational sport, by the CPB, since it has the resources of the school sport expended for the accomplishment of the School Paralympics Project, a competition focused on the performance and the selection of the best aimed at the school public, and should be rethought. The second connection showed signs of positive impacts, so the students participating in the competition seem to be continuing their sports career, since they demonstrate in their history the receipt of other categories of scholarship from the federal Athlete Scholarship program. Finally, it is concluded that the objectives set for the implementation of the School Paralympics Project are dubious, making it difficult to see it as an effective action to promote the educational Paralympic sport, however, it is undeniable the existence of evidence of its efficiency in what it says respect to the promotion of the sport of income, through its connection to the Athlete Scholarship program. Key words: Educational Sport; Publics Policies Sporting; Athlete Scholarship Program;pt_BR
dc.format.extent138 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportes para deficientespt_BR
dc.subjectEsportes escolarespt_BR
dc.subjectPoliticas publicaspt_BR
dc.titleProjeto paralimpíadas escolares : intenção, evolução, articulações e contribuições ao paradesporto educacional brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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