Estruturação da compra de materiais indiretos em empresa do setor alimentício visando a terceirização : estudo de caso no setor de alimentos
Resumo
Resumo : Esse trabalho de conclusão de curso abordou o tema da terceirização das compras de materiais indiretos em uma empresa do setor alimentício. O desenvolvimento do estudo se deu em forma de estudo de caso no departamento de compras da empresa na qual a pesquisadora atuava. O trabalho buscou apresentar, através de estudos bibliográficos e estudo de caso, a importância e necessidade de se ter equipes de trabalho cada vez mais eficazes, focadas em inovação, busca por produtividade e melhorias. Para se obter isso, é preciso que essas equipes trabalhem focadas em resultados e não gastem tempo com processos que não tenham grande representatividade, ou seja, essas equipes precisam pensar e agir de forma estratégica nas categorias de compras que possuem oportunidade de trazer resultados para a organização. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi identificar o que autores falam sobre terceirização, mapear as oportunidades de melhoria na área de compras e, com base nessas informações e no resultado da pesquisa ação, descrever as etapas de estruturação da terceirização da compra de materiais indiretos em uma empresa do setor de alimentos. Abstract : This research addressed the issue of outsourcing the purchase of indirect materials in a company in the food sector. The study development was done in the form of action research in the procurement department which the researcher used to work. The present study tried to find through bibliographic studies and action research, the importance and necessity of having teams doing an effective work, focused on innovation, productivity and search for improvements. In order to achieve this accomplishment, it is necessary these teams working focused on results and not spending time with processes that do not have big impact, it means, these teams must think and act strategically in the categories of purchases that have opportunity to bring results for organization. In this context, the aim of this study was to identify which authors talk about outsourcing, to map the opportunities for improvements on procurement area and, based on these information and the results of action research, describe the steps to structure an outsourcing purchasing indirect materials plan in a company in the food sector.