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dc.contributor.advisorSimão, Daiane Priscilapt_BR
dc.contributor.authorPaes, Simone Schelbauer Moreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-03T13:44:20Z
dc.date.available2018-01-03T13:44:20Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46929
dc.descriptionOrientador : Daiane Priscila Simão.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Educação à Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de etiologia multifatorial com interação de fatores genéticos e das condições ambientais. Na sua definição atual, inclui uma lista de 18 sintomas comportamentais divididos em dois conjuntos, desatenção e hiperatividade/ impulsividade, de nove sintomas. O transtorno pode se apresentar de três formas: Tipo Predominantemente Desatento, Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo e Tipo Predominantemente Combinado e está presente em aproximadamente 5% da população infantil mundial. O objetivo deste estudo foi identificar, dentre os aspectos multifatoriais, os possíveis fatores genéticos elencados na literatura, buscando correlacionar com os déficits cognitivos apresentados por seis alunos (duas meninas e quatro meninos, cuja média de idade está em 12 anos) da Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres, Mafra/SC com diagnóstico para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O estudo apresentou duas abordagens: no estudo 1, as segundas professoras responderam o Teste do TDAH de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais – IV Edição, referindo-se ao seu aluno com TDAH. Através dele se extraiu as informações sobre os déficits cognitivos de comportamento e aprendizagem escolar dos alunos TDAH, resultando em dez comprometidos. Com isso, correlacionou-se com os genes candidatos, os quais foram elencados de acordo com a literatura. No estudo 2, as professoras foram entrevistadas sobre sua formação e conhecimento sobre o transtorno, e ainda com relação aos alunos TDAH, suas dificuldades, estratégias de ensino-aprendizagem, avaliação, intervenção e inclusão, contato com a equipe pedagógica, pais e psicológico, medicação e evolução em relação às habilidades comprometidas pelo transtorno, as quais foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Constatou-se que dos genes elencados na literatura como candidato para o TDAH, existe um predomínio daqueles envolvido no Sistema Dopaminérgico, atuando na expressão de proteínas transportadoras (DAT1) e receptoras (DRD1, DRD4 e DRD5), sendo estes de importante relevância para estudos futuros. Já dos fatores ambientais o predomínio foi do alcoolismo e tabagismo na gestação, seguido pelos abusos de uma vida doméstica caótica e também de danos cerebrais perinatais no lobo frontal. O domínio cognitivo mais comprometido foi a atenção. Considerando a heterogeneidade sintomática que as características multifatoriais apresentam é importante estar atento para identificar outros possíveis casos de TDAH na escola, pois a prevalência encontrada foi de 0,6%, sendo que a prevalência mundial é de 5%.pt_BR
dc.format.extent62 p. : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleA multifatoriedade do TDAH : domínios cognitivos e sua relação com genes candidatospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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