• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Utilização de teatro como ferramenta didática no ensino da genética

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LETICIA CRISLEINE MOLLER LIMANSKI.pdf (1.151Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Limanski, Leticia Crisleine Möller
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Um sujeito é um ser singular, atuante no mundo a partir do modo como o compreende e como dele lhe é possível participar, sendo que a escola contribui para a sua participação na sociedade. Portanto, a prática pedagógica deve ser fundamentada em diferentes metodologias, de modo que há um movimento mundial de que estas sejam estimulantes, oferecendo aos cidadãos condições para que estes possam pensar a ciência de forma integrada ao seu cotidiano. Para isso, é fundamental uma integração das disciplinas, onde a ciência se funde à arte e extraise o caráter criativo do ser humano, de modo que este possa se apoderar da compreensão e expressar o conteúdo adquirido. A genética, tema imprescindível a qualquer base para a compreensão da biologia, constitui um campo paradigmático para a ilustração de muitas das dificuldades e problemas de aprendizagem. Na superação dessas dificuldades, acredita-se que a utilização das artes cênicas aliadas ao ensino de ciências proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado do educando sob vários aspectos; o teatro como ferramenta didática pode proporcionar o suporte necessário para que os estudantes possam desenvolver e entender a evolução da realidade. Neste trabalho foram analisados diversos artigos sobre o uso do teatro como ferramenta didática e sua utilização em aulas de genética. O teatro vem sendo usado nas escolas com frequência desde a década de 1940, porém era mais restrito a apresentações em datas especiais. Com os estudos na área de artes, o teatro foi se popularizando como ferramenta didática, e sua eficácia vêm sendo comprovada. Em aulas de genética, o teatro já foi utilizado com bons resultados. Propostas de encenações já foram feitas, que podem ser utilizadas, por exemplo, numa semana cultural, ou ainda uma turma pode desenvolver encenações sobre a história da genética, dentro do planejamento anual.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/46832
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV