dc.contributor.advisor | Pagnan, Nina Amalia Brancia | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cezar da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T13:55:41Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T13:55:41Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/46671 | |
dc.description | Orientador : Nina Pagnan. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, modalidade Ensino a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo tem como questão central a análise das ocorrências interativas que os alunos surdos estabelecem com seus professores, intérpretes e ouvintes na disciplina de Biologia, ensino de Genética na educação básica. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 106 entrevistados, entre docentes, intérpretes e discentes do Ensino Médio, para analisar as dificuldades de comunicação e interação relatadas pelos professores e intérpretes e como tem se dado à inserção dos alunos surdos em sala de aula, onde a maioria são ouvintes. Por meio dos resultados obtidos percebe-se que os professores sentem necessidades de mais informações, orientações de especialistas, cursos e preparação, para enfrentar o desafio de ensinar Genética a alunos com surdez, mesmo com a presença de intérprete. Um outro fator a se considerar é a própria reação do aluno surdo e ouvinte ao interagir, sua sociabilidade, comunicabilidade, nível de atenção e ritmo ao desempenhar as atividades propostas já que muitas vezes , os intérpretes tem dificuldade de entender os conceitos genéticos para assim poder atingir as FPS - Funções Psicologicas Superiores. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Genetica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Ensino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básica | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |