Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPagnan, Nina Amalia Branciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cezar dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-07T13:55:41Z
dc.date.available2018-02-07T13:55:41Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46671
dc.descriptionOrientador : Nina Pagnan.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, modalidade Ensino a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como questão central a análise das ocorrências interativas que os alunos surdos estabelecem com seus professores, intérpretes e ouvintes na disciplina de Biologia, ensino de Genética na educação básica. Para tanto, foi aplicado questionário junto a 106 entrevistados, entre docentes, intérpretes e discentes do Ensino Médio, para analisar as dificuldades de comunicação e interação relatadas pelos professores e intérpretes e como tem se dado à inserção dos alunos surdos em sala de aula, onde a maioria são ouvintes. Por meio dos resultados obtidos percebe-se que os professores sentem necessidades de mais informações, orientações de especialistas, cursos e preparação, para enfrentar o desafio de ensinar Genética a alunos com surdez, mesmo com a presença de intérprete. Um outro fator a se considerar é a própria reação do aluno surdo e ouvinte ao interagir, sua sociabilidade, comunicabilidade, nível de atenção e ritmo ao desempenhar as atividades propostas já que muitas vezes , os intérpretes tem dificuldade de entender os conceitos genéticos para assim poder atingir as FPS - Funções Psicologicas Superiores.pt_BR
dc.format.extent42 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectGeneticapt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleEnsino da genética, como inclusão para alunos surdos na educação básicapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples