• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise de livros didáticos do ensino médio : aspectos históricos, bioética e analogias no ensino de genética

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DINNY KATIA RAMOS FANTACHOLE.pdf (1.149Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Fantachole, Dinny Katia Ramos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A genética como qualquer ciência tem sua evolução dada em um contexto histórico. É necessário entender que seus conceitos e aplicações foram e são influenciados pelos aspectos sociais, políticos e econômicos da atividade humana. Analisar os primórdios dessa fascinante ciência e perceber sua adaptação a diferentes momentos e culturas pode facilitar seu entendimento e torna-la ainda mais interessante. Mesmo sem registros que possam documentar questões de hereditariedade, a observação de transmissão de características já era observada desde os primeiros seres humanos. A domesticação de animais, a polinização cruzada de algumas plantas, a especulação sobre como o ambiente pode contribuir ou não na origem dos defeitos congênitos e toda teoria de formação do novo indivíduo, ou seja, questões que hoje podem ser respondidas pela ciência moderna estiveram sempre nos debates até mesmo filosóficos, sempre aguçando a curiosidade humana. Por essa razão e também por outra não menos importante, que é fato de que o conhecimento científico ou as tentativas de se chegar até ele pode ter um aspecto não belo, não de sucesso, mas sim de crueldades, de incontáveis perversidades e isso num passado recente, é que precisamos contextualizar e facilitar os conhecimentos da genética, abrir espaço pra discutir a ética, a Bioética e construir um saber coletivo crítico. Pensando nos educandos de escolas públicas do Estado do Paraná que recebem livros didáticos, nós educadores precisamos nos perguntar e analisar se esse material didático atende a estas questões apresentadas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46642
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV