• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Do menor para o maior, software JCLIC : uma ferramenta de ensino-aprendizagem

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA RITA BLOCH MARTINS.pdf (1.988Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Martins, Ana Rita Bloch
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho destina-se ao aprendizado de Genética de forma significativa, utilizando-se do software de autoria de uso livre – JClic, como instrumento lúdico ao aprendizado. Esta atividade aborda conteúdos que envolvem a ação genética na formação e manutenção do organismo humano, deixando também, uma vasta caminhada ao pensar em outros organismos vivos. Trata-se de uma atividade didática criada pelo educador, "conduzindo" a interpretação dos conteúdos pelo aluno que "brincando" com os seguintes jogos: completar palavras, jogo de memória, relacionar palavras e figuras, quebra-cabeças entre outros, venham a fortalecer a interpretação e compreensão para iniciação à genética. Entende-se que o lúdico (jogo) conduzirá o educando na apropriação dos conhecimentos, com ênfase nos conteúdos referentes à composição da célula animal: síntese proteica, estrutura do DNA, cromossomos, genes, mitose, meiose e constituição dos caracteres hereditários, que são os subsunçores para o conhecimento inicial à Genética. Nesse sentido, leva-o a refletir como esses caracteres se perpetuam de geração a geração, e a importância dos estudos de Mendel, chegando à interpretação destas Leis. A ideia do menor para o maior se pauta na estrutura molecular do DNA; a composição nos genes; formação dos cromossomos; troca de material genético na formação dos gametas e, por fim, o organismo como um todo se mantendo e se reproduzindo. Do menor para o maior intenciona deixar claro ao educando que geneticamente falando, somos o que está molecularmente em nossos genes. O lúdico está por conta do aplicativo JClic, que sequencialmente apresenta o "comando celular" do simples ao complexo e trabalha-se a célula animal que envolve parcialmente seu metabolismo, levando por fim à composição genética do ser humano e a transmissão dos caracteres hereditários. Os jogos elaborados pelo software JClic, serão planejados dentro do diagrama V, instrumento heurístico, como facilitador de uma aprendizagem significativa. O instrumento de avaliação final apresenta um relatório com o número de acertos e tentativas realizadas pelos educandos, o qual indicará se o JClic permite ao educando melhor compreensão a respeito da Genética.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46599
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV