Do menor para o maior, software JCLIC : uma ferramenta de ensino-aprendizagem
Resumo
Resumo : O presente trabalho destina-se ao aprendizado de Genética de forma
significativa, utilizando-se do software de autoria de uso livre – JClic, como
instrumento lúdico ao aprendizado. Esta atividade aborda conteúdos que envolvem a
ação genética na formação e manutenção do organismo humano, deixando também,
uma vasta caminhada ao pensar em outros organismos vivos. Trata-se de uma
atividade didática criada pelo educador, "conduzindo" a interpretação dos conteúdos
pelo aluno que "brincando" com os seguintes jogos: completar palavras, jogo de
memória, relacionar palavras e figuras, quebra-cabeças entre outros, venham a
fortalecer a interpretação e compreensão para iniciação à genética.
Entende-se que o lúdico (jogo) conduzirá o educando na apropriação dos
conhecimentos, com ênfase nos conteúdos referentes à composição da célula
animal: síntese proteica, estrutura do DNA, cromossomos, genes, mitose, meiose e
constituição dos caracteres hereditários, que são os subsunçores para o
conhecimento inicial à Genética. Nesse sentido, leva-o a refletir como esses
caracteres se perpetuam de geração a geração, e a importância dos estudos de
Mendel, chegando à interpretação destas Leis. A ideia do menor para o maior se pauta na estrutura molecular do DNA; a composição nos genes; formação dos cromossomos; troca de material genético na formação dos gametas e, por fim, o organismo como um todo se mantendo e se reproduzindo. Do menor para o maior intenciona deixar claro ao educando que geneticamente falando, somos o que está molecularmente em nossos genes. O
lúdico está por conta do aplicativo JClic, que sequencialmente apresenta o
"comando celular" do simples ao complexo e trabalha-se a célula animal que envolve
parcialmente seu metabolismo, levando por fim à composição genética do ser
humano e a transmissão dos caracteres hereditários. Os jogos elaborados pelo
software JClic, serão planejados dentro do diagrama V, instrumento heurístico, como
facilitador de uma aprendizagem significativa. O instrumento de avaliação final
apresenta um relatório com o número de acertos e tentativas realizadas pelos
educandos, o qual indicará se o JClic permite ao educando melhor compreensão a
respeito da Genética.