• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Biológicas
    • Genética para professores do ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A utilização de histórias em quadrinhos no processo de ensino-apredizagem de conceitos referentes à genética mendeliana

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA MARIA ZANDROVSKI HONORIO.pdf (784.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Honório, Ana Maria Zandrovski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho teve por finalidade a elaboração de um instrumento didático metodológico em forma de história em quadrinhos abordando conceitos relativos à Genética Mendeliana. O material foi aplicado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Trajano Ehlke Pires (CECTEP), localizado na zona rural do município da Lapa/PR. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu em quatro etapas, a primeira consistiu na entrevista estruturada sobre as dificuldades enfrentadas no ensino da Genética Mendeliana pelos professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino. A segunda caracterizou-se pela coleta de dados junto aos alunos do terceiro ano do CECTEP, a respeito de suas dificuldades de aprendizagem dos conceitos relacionados à Genética Mendeliana. A terceira etapa foi o desenvolvimento da história em quadrinhos e de um questionário teste. Após a elaboração, a história em quadrinhos foi submetida à apreciação dos professores entrevistados, que forneceram algumas sugestões para seu aperfeiçoamento como instrumento didático. A quarta etapa consistiu na aplicação do instrumento didático aos alunos do terceiro ano e a verificação de sua eficácia. A análise dos dados obtidos nestas etapas permitiu as seguintes conclusões: os professores enfrentam dificuldades para fazer com que os alunos compreendam conceitos abstratos, o número de instrumentos didáticos que tratam da Genética Mendeliana é pequeno e a maioria deles apresenta algum tipo de contratempo que dificulta sua utilização. Os estudantes relatam a dificuldade de aprendizado dos conceitos, reconhecem a importância da Genética para a sociedade, no entanto, a maioria deles não tem interesse pela Genética Mendeliana, pois a consideram muito abstrata. Neste sentido, a história em quadrinhos auxiliou na memorização e despertou interesse dos alunos, tornando a aula mais proveitosa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46574
    Collections
    • Genética para professores do ensino médio [133]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV