A construção social de mercados nos centros de comercialização permanente da agricultura familiar do Estado do Paraná
Resumo
Resumo: A construção social de mercados representa na atualidade um dos principais desafios enfrentados pela agricultura familiar. O presente estudo buscou analisar um tipo de circuito curto de comercialização conhecido como Centro de Comercialização Permanente da Agricultura Familiar (CCPAF), utilizado por mais de 2.000 agricultores familiares em 26 municípios do estado do Paraná. Os CCPAFs são pontos de venda coletivos no varejo de produtos da agricultura familiar, desde produtos in natura, como hortaliças e frutas, aos transformados artesanalmente, como pães, doces, queijos, entre outros. Foram analisadas as dinâmicas de funcionamento e formas de enraizamento do circuito sob a ótica da construção social dos mercados. Na investigação de campo foi utilizada a pesquisa qualitativa social, metodologia que busca a compreensão de um fenômeno amplo e complexo de natureza subjetiva, partindo-se das trocas mercantis e relações sociais praticadas nos Centros. Foram coletados dados e informações a partir de relatos de agentes de assistência técnica de todas as regiões do estado. Realizaram-se visitas a oito Centros previamente selecionados, buscando uma amostragem representativa da realidade, em um dia normal de funcionamento, onde foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com agricultores familiares, consumidores, gestores e líderes das cooperativas e associações que organizam o processo, além de observações e gravação de imagens. Constatou-se que os Centros representam uma alternativa viável de mercado e contribuem para a valorização da agricultura familiar, para reprodução sócio econômica dos agricultores envolvidos e para sucessão familiar. Estes mercados estão enraizados e envoltos por relações sociais que vão além dos ganhos econômicos, onde a reciprocidade está presente. Os valores humanos de confiança, partilha, afetividade e ajuda mútua se expressam nas motivações e sensações de satisfação e bem-estar dos sujeitos envolvidos, resultando em um longo tempo de existência destes Centros, em média de 10,4 anos. Como limitações desta estratégia, identificou-se a necessidade de manutenção dos princípios norteadores dos Centros, da união e da confiança entre as pessoas e; a busca constante pela diversidade e qualidade dos produtos ofertados; a redução da dependência dos apoios públicos e o aprimoramento dos processos de gestão das organizações. Os resultados apresentados neste estudo podem ser apropriados pelas diferentes políticas públicas para agricultura familiar, principalmente pelo movimento virtuoso formado em torno dos Centros que valorizam a produção da agricultura familiar local e possibilitam a aproximação do rural com urbano num local de convivência em torno de alimentos. Palavras-chave: Agricultura familiar, circuito curto de comercialização, construção social dos mercados. Abstract: The social construction of markets is currently one of the main challenges of family agriculture. The present study sought to analyze a short sale circuit known as Permanent Market Center for Family Agriculture (CCPAF - from Portuguese: Centro de Comercialização Permanente da Agricultura Familiar), used by more than 2.000 family farmers in 26 municipalities in the state of Paraná, Brazil. The CCPAFs are collective sail points for family farming products, from fresh, such as vegetables and fruits, to hand-made processed, such as breads, pastries, cheeses, and others. The operating dynamics and rooting ways from the point of view of social construction of markets were analyzed. In field research was used the social qualitative research, methodology that seeks an understanding of a broad and complex phenomenon with a subjective nature, starting from the mercantile exchange's and social relations practiced in the Centers. Data and information were collected from technical assistance agents reports from all state regions. Visits were made to eight previously selected Centers, seeking a representative sample of the reality, in a normal operation day. Questionnaires were applied and interviews were conducted with family farmers, consumers, managers and leaders of cooperatives and associations that organize the process, as well observations and images recording. It was found that the Centers represent a viable alternative of market and contribute to family agriculture valorization, for socioeconomic reproduction of involved farmers and for family succession. These markets are rooted and enveloped by social relations that go beyond economic gains, where reciprocity is present. The human values of trust, sharing, affectivity and mutual help are expressed in motivations, satisfaction and well-being feelings in the individuals involved, resulting in a long time existence of these Centers, in average of 10,4 years. As limitations of this strategy, were identified the necessity of maintaining guiding principles in the Centers, as unity and trust between people; constant searching for diversity and quality on offered products; reducing dependence on public support and; improving organizations management processes. The results presented in this study can be appropriated by different public policies for family agriculture, and mainly appropriated by an virtuous movement formed around the Centers that value production of local family agriculture and make possible to approach rural with urban in a conviviality place around food. Keywords: Family agriculture, short circuit market, social construction of markets.
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