| dc.contributor.advisor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
| dc.creator | Zellner, Ana Paula Fantin | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-03-01T14:26:31Z | |
| dc.date.available | 2024-03-01T14:26:31Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/45520 | |
| dc.description | Orientador: Denise Fukumi Tsunoda | pt_BR |
| dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Trata-se de um estudo sobre mineração de opinião que utilizará de algoritmos de mineração de dados para descoberta de padrões e conhecimento nesta base de dados. O objetivo geral deste estudo é criar uma metodologia de análise de opiniões sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atingir esse objetivo, foram executadas as seguintes etapas: prospectar estudos relacionados ao tema da pesquisa por meio de pesquisa exploratória; propor uma base de dados para armazenar as opiniões coletadas de alunos e usuários do Facebook e Twitter de cursos preparatórios para a prova do ENEM da região central de Curitiba; e descobrir padrões de opiniões entre alunos e usuários do Facebook e Twitter pelo uso de métodos e técnicas de mineração de dados. A coleta de dados foi realizada de duas formas: por meio da aplicação de questionário para levantamento de opiniões e recuperação de opiniões em redes sociais (Facebook e Twitter). A proposta da metodologia de análise e mineração de opiniões permite a reaplicação deste estudo em outras pesquisas. Os resultados obtidos apresentaram tendenciosidade devido ao número de respostas pequeno. As amostras desejadas não foram atingidas e para não manter a tendenciosidade foram retirados alguns atributos. Pode-se identificar que os alunos tanto de cursos preparatório quanto da UFPR não se preparam menos de um ano para o ENEM e aqueles que se preparam mais aplicaram melhor o conhecimento adquirido na prova. As sentenças coletadas no Facebook e Twitter apresentaram em opiniões negativas dos usuários em relação ao (a): tempo de prova, questões cobradas, site de inscrição, resultado da prova e nível de dificuldade da prova dentre outros. As sentenças que apresentaram sentimentos positivos estavam relacionadas ao tema da redação do ENEM 2015: "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Como proposta de trabalhos futuros sugere-se replicar a metodologia aqui proposta em outras pesquisas envolvidas na área de análise de sentimento, mineração de opiniões e mineração de dados. Outra sugestão é ampliar a amostra da pesquisa para outras regiões brasileiras | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Mineração de dados (Computação) | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio - Opinião publica - Pesquisa | pt_BR |
| dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
| dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
| dc.title | Proposta metodológica de análise de opiniões: um estudo sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |