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    Subjetividade e letramento no curso de pedagogia da UFPR : narrativas sobre ser e ler na universidade e na vida

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    R - D - ADRIANA BARRETTA ALMEIDA.pdf (3.369Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Almeida, Adriana Barretta
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa investiga como as práticas de letramento na universidade e na vida produzem as subjetividades do estudante de Pedagogia da UFPR. A pesquisa, de caráter qualitativo-interventivo, é parte do Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: Desafios da Psicologia Brasileira. Baseia-se na concepção dialógica de língua e sujeito do Círculo de Bakhtin. Propõe rodas de conversa e uma oficina de narrativas visuais autobiográficas, nas quais, respectivamente, são debatidas as práticas de letramento no curso de Pedagogia e produzidas colagens de narrativas sobre histórias de letramento das participantes, objetivando investigar as produções de sentido que o estudante faz dessas práticas e de si enquanto estudante e sujeito leitor. Parte-se do pressuposto que a concepção de linguagem que subjaz essas práticas linguísticas concebe a língua como um produto fechado em si mesmo, um instrumento neutro para a aquisição de conhecimento, causando uma separação entre as atividades de letramento e a história de vida do indivíduo como um sujeito letrado. Cria-se um discurso de déficit que responsabiliza o estudante por suas dificuldades, enquanto os demais discursos dominantes, cujo interesse é a produção do sujeito competente, produtivo e acrítico, são naturalizados. Essa situação se torna especialmente preocupante ao se tratar de futuros pedagogos. Conclui-se que a palavra escrita que circula na universidade não é neutra e instrumental como se pretende, mas um poderoso modo de subjetivação que reflete e refrata os valores de produtividade e eficiência prezados por nossa sociedade, onde relações criativas, autorais, éticas e estéticas encontram pouco espaço para existir. Palavras-chave: Círculo de Bakhtin, pedagogia, genêro acadêmico, subjetividade, letramento.
     
    Abstract: This research investigates how the literacy practices at university and life history of UFPR Pedagogy Students produce their subjectivity. This qualitative-interventive research is part of the Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: Desafios da Psicologia Brasileira. It is based upon the Bakhtin Circle's dialogic view of language and subject. It proposes conversation circles and an autobiographic visual narrative workshop, where, respectively, literacy practicies of the Pedagogy course are debated and collages about literacy personal histories are produced, in order to investigate the produciotns of meaning the student makes out of these practices and out of him/herself as a subject-reader. The assumption is that the language conception that underlines these practices views language as a product closed in itself, a neutral instrument to acquire knowledge, leading to a separation between literacy activities and the indivdual's life history. A discourse of deficit is created, and the students takes responsibility for his/her difficulties, while the dominat discourses, whose interest is the production of the competent and acritical subject, are naturalised. This situation is particularly serious as it affects future pedagogues. The conclusion is that the written word in the university is not neutral and instrumental as assumed, but a powerful device of subjectification that reflects and refracts the values of productivity and efficiency dear to our society, where creative, authoral, ethical and aesthetic relationships find little space to exist. Key-words: Bakhtin Circle, Pedagogy, academic genre, subjectivity, literacy
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45295
    Collections
    • Dissertações [285]

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