• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016034P5 Programa de Pós-Graduação em Informática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sequenciamento inteligente e adaptativo de enunciados em programação de computadores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CAROLINA MOREIRA OLIVEIRA.pdf (5.006Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Oliveira, Carolina Moreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente dissertação detalha uma abordagem para tratar do sequenciamento inteligente e adaptativo de enunciados, considerando a modelagem dinâmica do aprendiz, no domínio de Programação de Computadores. A metodologia utiliza grafos genéticos como base para a representação interna. Com isso, aspectos de sobreposição destacam o progresso do aprendiz frente ao conhecimento do domínio, além da contribuição individual de cada enunciado. Propõe-se, então, um processo de ordenação heurística que indica capacidades a serem desenvolvidas pelo aprendiz, bem como o sequenciamento adaptativo de enunciados que contribuam nessa evolução. A atualização do modelo e a extração de informações úteis sobre a aprendizagem, porém, são analisadas. A implementação de um protótipo de ferramenta suporta a abordagem descrita.
     
    Abstract: This dissertation details an approach to deal with intelligent and adaptive exercise ordering, considering the student dynamic modeling in Computer Programming domain. The methodology uses genetic graphs as a basis for the internal representation. Thus, overlaying aspects highlight the progress of the learner compared to the domain knowledge, and to the individual contribution of each exercise. Then is proposed a heuristic ordering process that indicates capabilities to be developed by the student, as also an adaptive exercise ordering that contributes in this evolution. The model update and the extraction of useful information about learning, lastly, are analyzed. An implemented software tool prototype supports the approach here described.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/45194
    Collections
    • Dissertações [255]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV