Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSánchez García, Laura, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherMüller Junior, Brunopt_BR
dc.contributor.otherBueno, Juliana, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorHaiduski, Alline Souza de Larapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-05T20:07:41Z
dc.date.available2024-02-05T20:07:41Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45025
dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garciapt_BR
dc.descriptionCoorientadores : Prof. Dr. Bruno Müller Junior e Drª. Juliana Buenopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 22/06/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 138-147pt_BR
dc.description.abstractResumo: No Brasil, a escola forma uma grande quantidade de alunos que consegue decodificar o código alfabético, mas forma poucos que conseguem interpretar um texto de forma completa e detalhada, afetando, assim, a vida social destes alunos. Hoje em dia, além de saber o código alfabético, o indivíduo deve ter domínio pleno das habilidades de leitura e escrita, e ser capaz de utilizá-las nas várias situações do dia a dia. Para isto, a escola deve ir além de alfabetização e chegar ao letramento, pois enquanto o foco da alfabetização é aquisição do código alfabético, o letramento visa o desenvolvimento da capacidade de utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais que envolvem o sistema escrito. Dentro deste contexto, esta dissertação apresenta um ambiente de autoria Web, baseado na metodologia Letramento pela Via Direta, cujo o intuito é auxiliar os professores no processo de letramento de crianças nos anos iniciais de escolarização. Este ambiente apresenta dois perfis de usuário: professor e aluno. O professor pode criar projetos de estudos interdisciplinar esparaserem trabalhados com os alunos na forma impressa e/ou virtual e o aluno pode acessar os materiais e realizar as tarefas disponibilizadas pelo professor. O ambiente foi construído seguindo princípios de usabilidade, posteriormente, foi submetido a avaliação heurística por especialistas em Interação Humano-Computador e ao ensaio de interação realizado por professores da rede municipal de Curitiba. Com os resultados das avaliações do ambiente foram feitas melhorias nos casos deusoena interface. Ademais, os resultados do ensaio de interação apresentaram posicionamentos positivos em relação a aceitação do ambiente por parte dos professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In Brazil, School produces a big amount of students that can decode the alphabetic codebut engenders a few that can actually interpret a text in detail, thus afecting students’social life. Nowadays, besides knowing the alphabetic code, one must master the readingand writing skills, and be able to use in his/her daily life. To do so, schools must gothrough the alphabetization process and achieve literacy, because while the focus ofalphabetization is acquisition of alphabetic code, literacy aims at skill development touse reading and writing in social pratices that involve the writing system. In this context,this Master Thesis presents a Web authoring environment, based on the Literacy throughthe Direct Way metodologhy, whose goal is helping teachears in the literacy process ofchildren in first school years. This environment presents teacher and student profiles.The teacher can create interdisciplinary study projects to work with student in printedand/or electronic means and student can access materials and do tasks made avaliableby the teacher. The environment was built according to usability principles, and thensubmitted to a heuristic evaluation from Human Computer Interaction experts and hadinteraction tests conducted with teachers from Curitiba’s City School Network. Withthese environment evaluation results, improvements on use cases and interface were made,focusing on improving environment’s usability. Moreover, interaction tests have shownpositive acceptance of the environment by the teachers.pt_BR
dc.format.extent208 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectInterfaces (Computador)pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleAmbiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples