• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Pesquisa de avaliação de quatro cursos de Gestão da Informação das universidades federais do Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    INGRID-WONG.pdf (3.381Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Wong, Ingrid
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A organização torna-se competitiva quando faz uma adequada gestão das informações que dispõe para uma melhor tomada de decisão. Sendo assim, devido ao grande volume de informações, que tanto a própria rganização produz quanto são extraídas do ambiente externo, há a necessidade de selecioná-las, tratá-las e utilizá-las de forma a trazer maiores e melhores benefícios à organização. Para isso, o papel do Gestor da Informação na organização é de fundamental importância, pois é o profissional capacitado a lidar com todo e qualquer tipo de informação, bem como, transformar as informações em ativo de valor. Por meio de uma pesquisa exploratória e documental, o presente trabalho tem como objetivo comparar os cursos de Gestão da Informação, com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de cada um deles, ofertados pelas universidades federais brasileiras. Foram analisados os cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentre os quatro cursos estudados, é o pioneiro (criado em 1998) e o que apresenta maior carga horária total. Os cursos apresentam formas de estruturação de currículo diferentes, ficando mais inclinados a oferecer disciplinas relacionadas ao setor em que estão inseridos. Com a nuvem de palavras criada para cada um dos cursos, considerando apenas as ementas das disciplinas obrigatórias, constata-se quais são os termos e assunto mais tratados em dado curso de Gestão da Informação. A partir das análises realizadas em elementos como carga horária, turno, número de vagas e ano de criação do curso, espera-se apresentar as principais diferenças quanto a estruturação dos cursos e propor possíveis melhorias na matriz curricular do curso da UFPR
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44551
    Collections
    • Gestão da Informação [583]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV