Caminho de música : paradigmas e sociabilidades musicais em Curitiba (1945-1963) na atuação da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI)
Resumo
Resumo: O presente trabalho aborda a atuação da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê por meio de suas estratégias de promoção musical em Curitiba, a partir de sua fundação, em 1945, até o ano de estabelecimento de outra instituição musical privada na cidade, a Sociedade Pró Música de Curitiba (SPMC), em 1963. Por meio do seu acervo documental - atas, relatórios de atividades, balancetes financeiros, arquivos de hemeroteca - discutiu-se as estratégias de atuação desta instituição no cenário local, bem como suas demandas específicas no tocante à constituição de espaços de fruição musical. Em relação ao repertório disseminado, analisaram-se os programas de concertos produzidos pela SCABI, no intuito de verificar a vinculação desta frente a determinadas propostas estéticas em discussão naquele contexto. Trabalhou-se com a hipótese de que a SCABI, em suas diferentes frentes de atuação, procurou estabelecer um contexto favorável à produção musical da corrente nacionalista em Curitiba, quer na disseminação do repertório nos concertos promovidos, quer no contato estabelecido com personalidades associadas, direta ou indiretamente, às principais discussões estéticas deste período. O envolvimento do presidente da SCABI Fernando Corrêa de Azevedo - irmão de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo - na constituição de um cenário de pesquisas e divulgação sobre o folclore paranaense que servisse de base para a produção musical local, traduz-se na preocupação dos intelectuais engajados na causa nacionalista, tendo a SCABI atuado como principal veiculadora da produção musical dos compositores associados a esta estética, para além da formação da plateia local em relação ao repertório da tradição canônica.
Palavras-chave: 1 - Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI); 2 - sociabilidades musicais em Curitiba; 3 - análise de repertório canônico; 4 - estratégias de disseminação musical; 5 - nacionalismo musical. Abstract: The present work discusses the strategies of Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê for music promotion in the city of Curitiba, from its year of foundation, 1945, until another private music institution, Sociedade Pró Música de Curitiba (SPMC), was established in 1963. After studying its document archives - minutes, activities reports, balance sheets, newspapers and magazines archives - we have discussed the strategies adopted by this institution in the local scene, as well as its specific demands for the creation of places for musical enjoyment. As for the repertoire propagated, we have analyzed SCABI's concert programs in order to verify their connection to certain aesthetic propositions being discussed in that context. We have worked with the hypothesis that SCABI, in its different work fronts, tried to establish a favorable environment for the music production of the nationalists from Curitiba: propagating the repertoire of the concerts it promoted, and connecting important members directly or indirectly to the main aesthetic discussions of the time. The participation of SCABI's president, Fernando Corrêa de Azevedo - Luiz Heitor Corrêa de Azevedo's brother - in the creation of a background that promoted research and the propagation of Paraná's folklore, serving as basis for the local music production, is reflected in the concern showed by the intellectuals engaged in the nationalist cause. Moreover, SCABI worked as the main disseminator of the music from composers connected to this aesthetic, apart from local audience formation on the canon repertoire.
Keywords: 1 - Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI); 2 - musical sociability in Curitiba; 3 - analysis of the canon repertoire; 4 - strategies for music propagation; 5 - musical nationalism.
Collections
- Teses [162]