• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016035P1 Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016035P1 Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Da ética geocrítica à ética socioambiental : a doutrinação no campo geográfico brasileiro e na geografia escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - HERIVELTO SOARES DA COSTA.pdf (3.004Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Costa, Herivelto Soares da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese analisa a doutrinação no campo geográfico brasileiro e na geografia escolar, por meio do estudo comparativo entre duas correntes/tendências do pensamento geográfico – Geografias Crítica e Socioambiental -, e seus desdobramentos no ensino de geografia. Tem como aportes teórico-metodológicos fundamentais o conceito de ciência em Max Weber e a teoria da doutrinação de Olivier Reboul. Ao longo da pesquisa, verificou-se que, por meio da formação daquilo que aqui se denomina de ética geocrítica, instituiu-se na Geografia brasileira um caráter doutrinário que tem reflexos na ciência geográfica e no ensino da disciplina em nível médio. A dominância da ética geocrítica manteve-se na atual ética socioambiental, as quais revelam entre si uma continuidade ideológica. Observa-se que a Geografia Crítica, desde seu surgimento, tem promovido uma doutrinação sectária, já a Geografia Socioambiental, uma doutrinação conformista. O caráter doutrinário encontrado na geografia escolar é resultante não apenas das influências do pensamento geográfico, mas também das teorias do ensino de geografia e da filosofia pedagógica dominante no Brasil, as quais se inspiram, em grande medida, nas ideias de Paulo Freire e Dermeval Saviani. Os conceitos norteadores da educação brasileira, em geral, e, especificamente, da geografia escolar, tais como, consciência crítica, liberdade, autonomia, emancipação, entre outros, são utilizados com forte viés ideológico, traindo, assim, os verdadeiros fins do ensino. Conclui-se que, pautado nestes conceitos, o ensino de geografia acaba por se reduzir à doutrinação dissimulada: os fins desse ensino se apresentam comprometidos com causas supostamente nobres, com um eterno "dever ser", e não com a análise ponderada da realidade, por meio da exposição de pontos de vista antagônicos.
     
    Abstract: This thesis analyzes the indoctrination in both the Brazilian geographical field and school geography by carrying out a comparative study of two streams/trends of the geographical thought - the Critical and Social-environmental Geographies - and its consequences concerning geography teaching. This study has Max Weber's concept of science and Olivier Reboul's theory of indoctrination as the fundamental theoretical and methodological foundations. During the present research it was found that, through the formation of what is known as the geocriticism ethics, a doctrinal character reflected on both the geographical science and the discipline teaching in high school was instituted in the Brazilian Geography. The dominance of the geocriticism ethics remained in the current social-environmental ethics, which shows an ideological continuity between them. It is observed that the Critical Geography, since its inception, has promoted a sectarian indoctrination, and the Environmental Geography, on the other hand, a conformist indoctrination. The doctrinaire character found in the school geography is the result not only of the influence of the geographical thought, but also of the theories of geography teaching and the dominant educational philosophy in Brazil, which is inspired to a great extent on the ideas of Paulo Freire and Dermeval Saviani. In general, the guiding concepts of Brazilian education, and specifically of the school geography, such as, the critical consciousness, freedom, autonomy, emancipation, among others, are used with strong ideological bias, deceiving, thus, the true purposes of education. In conclusion, based on these concepts, geography teaching is reduced to the covert indoctrination: the purposes of this teaching are committed to supposedly noble causes, with an eternal 'ought to', but not with the careful analysis of reality, by exposing antagonistic points of view.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/44072
    Collections
    • Teses [135]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV