Diagnóstico e proposta para o cálculo de custo de transporte em uma ferrovia : caso FERROESTE
Resumo
Resumo: Quando se procura informações sobre custos ferroviários no mercado logístico, principalmente paracomposição de fretes, fica evidente a falta de referência técnica a partir de uma tabela efetiva. A práticamostra que é bastante comum a aplicação de descontos sobre o valor do frete rodoviário e a importânciadada à distância percorrida é a principal variável desse frete. Este artigo busca analisar a estrutura decusto do transporte ferroviário, utiliza o caso da estrutura de custos da Estrada de Ferro Paraná OesteS.A. - FERROESTE, de onde procurou-se estruturar uma base de dados para apoiar a pesquisa. Dispõe-se de dados tais como: volume de commodities transportados, tempo de trânsito das composições,consumo de combustível, consumo de lubrificantes, tamanho dos comboios, quantidade de defeitos emequipamentos rodantes e, é claro os custos financeiros. Em termos metodológicos, esta pesquisa sedesenvolveu por meio de um estudo de caso prático com finalidade exploratória, e com característicastanto qualitativa como quantitativa. A revisão nos métodos de custeio juntamente com a análise dosdados permitiu identificar situações problema e propor a utilização dos métodos mais adequados aocontrole de custo e formação de preços a partir das características do modal. Abstract: When looking for information on rail costs in the logistics market, mainly for freight composition, thereis an evident lack of technical reference from an effective table. Practice shows that it is quite commonto apply discounts on the value of road freight and the importance given to the distance traveled is themain variable that freight. This article seeks to analyze the cost structure of rail, uses the case of the coststructure of Parana railroad Oeste SA - FERROESTE, where we tried to design a database to supportresearch. Feature is data such as volume of transported commodities, the compositions transit time, fuelconsumption, lubricant consumption, size of the train, number of defects in rolling equipment and ofcourse the financial costs. In terms of methodology, this research is developed by a case study ofexploratory purposes, and both qualitative and quantitative characteristics. The review on the costformulas along with the data analysis allowed us to identify problem situations and propose the use ofthe most suitable for cost control and pricing from the modal characteristics of the methods.
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- Engenharia da produção [102]