"Cortar o tecido da história" : condutas e imagens do tempo em Paulo Leminski e Luiz Rettamozo (1975-1980)
Resumo
Resumo: Paulo Leminski e Luiz Carlos Rettamozo foram dois dos principais agentes da movimentação cultural ocorrida em Curitiba no final da década de 1970, em torno ao suplemento Anexo e ao jornal Pólo Cultural. Os artistas buscaram romper com o que nomeavam provincianismo curitibano e produzir na cidade um clima geral de criatividade, abrindo-a para a circulação dos afetos e das forças criativas do Brasil e do mundo. Para tanto, procuraram tensionar os modos dominantes de experiência do tempo daquele momento, que consideravam incapazes de ir além das formas redundantes de existência, questionando as visões prometeicas da história que perpassavam o meio artístico. Essa pesquisa busca cartografar e historicizar esses questionamentos, bem como as condutas e experiências do tempo de Leminski e Rettamozo e as poéticas que elas implicavam. O trabalho parte da análise dos embates político-poéticos desses dois artistas em Curitiba, para depois investiga-los como parte de um cenário nacional e global de crise dos conceitos modernos de tempo. Leminski e Rettamozo, assim como a geração de artistas da qual faziam parte, recorriam, em seu discurso e em suas obras, a uma imaginação temporal não linear, não prometeica, atenta a multiplicidade do tempo do seu presente e que deveria ser capaz de extrair as implicações poéticas dessa multiplicidade, inventando novas possibilidades de experimentação artística e existencial. A paixão, a capacidade de afirmar e acolher os afetos, mais do que a apologia da ação transformadora, era um elemento importante da poética e da imaginação temporal dos dois artistas aqui estudados, pois era a partir de uma conduta cautelosa que seria possível, segundo estes, cortar o tecido aparentemente liso e contínuo da história, fazendo aparecer o "processo vivo de uma paideuma". Abstract: Paulo Leminski and Luiz Carlos Rettamozo were two of the main agents of the cultural movement that took place in Curitiba at the late 1970s around the Anexo supplement and the Pólo Cultural magazine. These artists sought to break away from what they called a curitibano provincialism and produce a general atmosphere of creativity in the city, opening it to circulating affections and creative forces from Brazil and the world. For this, they established strained relations with the dominant time experience modes at the epoch, which they considered unable to escape the redundant forms of existence, questioning the promethean views of history that pervaded the art world. This research seeks to map and historicizing these questions, as well as the Leminski's and Rettamozo's time conducts and experiences and the poetics that they implied. The paper starts by the analysis of the political and poetic fights of these two artists in Curitiba, for then investigates them as part of a national and global scenario of crisis of the modern time concepts. Leminski and Rettamozo, like the artist generation which they were part, appealed, on their speeches and works, to a non-linear temporal imagination, a non-promethean time, which is aware to the multiplicity of its present time and that should be capable to extract the poetics implications of this multiplicity, inventing new possibilities for artistic and existential experimentation. The passion, the capacity to affirm and embrace the affections, more than the vindication of the transforming action, was an important element of poetic and temporal imagination of the two artists studied here, because it was from a cautious conduct that would be possible, according to these, to cut the apparently smooth and continuous fabric of history and to make appear the "living process of a paideuma".
Collections
- Teses [150]