Estudo comparativo da administração de triagem computadorizada em crianças e adolescentes com ou sem TDAH
Resumo
Resumo: O presente projeto de pesquisa realizou uma análise estatística comparativa entre crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e controles devidamente matriculados no sistema público e particular de Curitiba-PR e região metropolitana. O grupo clínico foi composto por 38 participantes (20 do sexo masculino e 18 do sexo feminino) com diagnóstico clínico de TDAH de acordo com prontuário médico do paciente e o grupo controle foi formado por 170 sujeitos (67 do sexo masculino e 103 do sexo feminino) sem histórico de comprometimento neurológico. O teste neuropsicológico utilizado foi a TINC - Triagem Infantil Neuropsicológica Computadorizada. A análise dos resultados identificou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. O grupo TDAH obteve resultados inferiores no total geral da TINC e em 8 dos 10 subtestes analisados (Organização Acústico-Motora, Habilidade Tátil-Cinestésica, Habilidade Visual, Linguagem Oral Expressiva, Escrita, Leitura, Raciocínio Matemático e Memória Imediata). Além disso, o grupo TDAH também obteve desempenhos temporais inferiores aos controles, necessitando de mais tempo para realizar o teste. A TINC demonstrou sensibilidade em discriminar suspeitos de TDAH com base em seus desempenhos nos escores total e na maioria dos subtestes, além dos tempos aferidos pelo sistema. Abstract: This research performed a statistical analysis between children and adolescents with the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and controls properly enrolled in the public and private schools at Curitiba-PR and metropolitan área. The clinical group was formed by 38 subjects (20 male and 18 female) with medical diagnosis of ADHD and the control group consisted of 170 subjects (67 males and 103 females) without history of neurological desorder. The test used was TINC - Neuropsichological Computadorized Screening or Child. The analysis of results identify estatitical diferences between both groups. The ADHD group performed poored results in general score in TINC and in 8 of 10 alalyzed subtests (Motor-Acoustic organization, Tactile-Kinesthetic Ability, Visual Skills, Oral Expressive Language, Writing, Reading, Mathematical Reasoning and Immediate Memory). Moreover, the results obtained by ADHD group in temporal analysis also revealing poor results. The ADHD gropu requiring more time to perform the test. The TINC demonstrated sensitivity in identifying patients with ADHD based on their performances in the total scores and in most subtests and times measured by the system.
Collections
- Dissertações [245]