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dc.contributor.advisorPimentel, Andrey Ricardo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorTesseroli, Rita de Cássiapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T20:24:36Z
dc.date.available2025-04-28T20:24:36Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41321
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Andrey Ricardo Pimentelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 28/08/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 74-76pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho propõe um arcabouço conceitual para auxiliar o professor no processo de avaliação de estudantes. O objetivo é adaptar a teoria de redescrição representacional (RR) a um ambiente computacional de avaliação. Propõe-se a subdivisão das questões em quatro subquestões, de acordo com os diferentes níveis baseados nos processos cognitivos, implícito 1, explícito 1, explícito 2, explícito 3 do modelo de redescrição representacional. Através dessas estruturas é realizada a análise dos processos cognitivos do estudante, no momento da resolução das questões e subquestões. Os dados gerados da interação do estudante com o arcabouço são apresentados de maneira intuitiva ao professor, fundamentando possível mudança na estratégia pedagógica. O arcabouço pretende identificar, a partir da resposta do aluno, em qual nível representacional estão os conceitos do aluno e qual a pontuação de domínio do conceito, referentes a resolução da questão apresentada. Segundo esse resultado é possível identificar quais processos cognitivos o estudante realiza e qual a melhor remediação ou tática pedagógica a ser escolhida e aplicada no método de ensino. Foi proposto um modelo para a implementação da referida teoria e foram realiza- das simulações no modelo para verificar a sua compatibilidade. Além disso, é apresentado um estudo de caso sobre a aplicação da RR no ensino de lógica proposicional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper proposes a conceptual framework to help the teacher in the student asses- sment process. The aim is to adapt the theory of representational redescription (RR) to a computing environment assessment. It is proposed the subdivision of the question into four sub-questions, according to the di_erent levels based on cognitive processes, implicit 1, explicit 1, explicit 2 and explicit 3 of the representational redescription model. Through these structures the analysis of the student's cognitive processes is carried out at the deci- sion moment of deciding between questions and sub-questions. The data generated from the student's interaction with the framework are presented intuitively to the teacher, ba- sing a possible change in the pedagogical strategy. The framework aims to identify, from the student's answer, in which representational level are the concepts of the student and what is the concept of domain score, regarding the resolution of the question referred. According to this result it is possible to identify which cognitive processes the student performs and what remediation or teaching tactics are the best to be chosen and applied to the teaching method. A model was proposed for the implementation of that theory and simulations were performed on the model to verify its compatibility. In addition, it presents a case study on the implementation of RR in propositional logic teaching.pt_BR
dc.format.extent76 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleArcabouço para mapeamento do conhecimento do aluno baseado no modelo de redescrição representacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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