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dc.contributor.advisorQuaranta, Daniel Eduardo, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorKolodzieiski, Allanpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T18:13:28Z
dc.date.available2023-12-15T18:13:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41186
dc.descriptionOrientador : Dr. Daniel Quarantapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 27/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 138-143pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho busca apresentar o fenômeno da intertextualidade e da influência em música a partir da comparação de elementos musicais presentes em obras de Heitor Villa-Lobos que façam remissões a outros textos, sejam eles de caráter musicais ou não. Foram escolhidas para análise algumas obras que figuram nos anos iniciais e de transição de linguagem, que representam a adoção de novos elementos musicais, demonstrando traços do modernismo musical e de procedimentos composicionais que décadas mais tarde seriam amplamente desenvolvidas. Buscamos através da perspectiva intertextual analisar como Villa-Lobos lidou com as influências recebidas em sua fase de formação - essencialmente com a música urbana, o folclore musical e o modernismo europeu - e como essas influências podem ser sentidas em suas composições. Os atritos gerados por diferentes discursos estéticos, somado às escolhas pessoais do compositor, transformam-se numa influência angustiante - como descrita por Bloom - que precisa ser rompida e que anos mais tarde viriam a moldar sua linguagem musical. A análise da intertextualidade em música nos mostra que os resultados desse conflito geraram formas musicais híbridas e também a adoção de novos elementos musicais. Assim, visamos também gerar parâmetros metodológicos para que intertextualidade possa se aproximar da teoria musical e passe a contribuir para a análise musical, busca essa que já vem sendo realizada por outros pesquisadores e que assim procuraremos acompanhar. Analisaremos alguns processos composicionais de Villa- Lobos em obras que permeiam a sua primeira e segunda fase criativa e principalmente o processo de transição para as formas mais livres das regras da música europeia. Palavras-chave: Intertextualidade em música; Influência em música; Heitor Villa- Lobos; Análise Musical; Musicologia; Modernismo musical.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to present the phenomenon of intertextuality and influence on music through the comparison of musical elements present in works by Heitor Villa-Lobos that make references to other texts, whether of musical aspect or not. The selection of works chosen for analysis contained some works from his early years and those that contained transitional language that represent the adoption of new musical elements, showing traces of musical modernism and compositional procedures, which decades later would become widely developed. We seek to analyze, through an intertextual perspective, how Villa-Lobos dealt with the influences received during his personal formation stage - mainly with urban music, folk music and European modernism - and how these influences can be felt in his compositions. The friction generated by different aesthetic discourses, associated with the personal choices made by the composer, become a distressing influence - as described by Bloom - that needs to be moved away from and that years later would shape his musical language. Analysis of the intertextuality in his music shows us that the results from this conflict generated hybrid musical styles and also the adoption of new musical elements. Therefore, we also aim to generate methodological parameters so that intertextuality can approach music theory status and start to contribute to musical analysis, an effort that has already been made by fellow researchers and one that we seek to follow suit. We will analyze some compositional processes of Villa-Lobos in works that permeate his first and second creative phases and especially the process of transition to more liberal shapes of European music. Keywords: Intertextuality in music; Influence on music; Heitor Villa-Lobos; Musical Analysis; Musicology; Musical Modernism.pt_BR
dc.format.extent144 p. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusica - Analise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959pt_BR
dc.titleO fenômeno da intertextualidade e influência em Heitor Villa-Lobos : estudo analítico sobre o Sexteto Místico e obras dos anos iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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