Impacto da percepção do clima familiar no comportamento dos jovens condutores
Abstract
Resumo: Estima-se que 90% das mortes no trânsito acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil, que é o quinto lugar entre os países recordistas em mortalidade viária. Assim esta dissertação é composta por 2 estudos: o primeiro visa verificar evidências de validade da adaptação brasileira da Escala Clima Familiar para Segurança no Trânsito originalmente desenvolvida por Taubman -Ben-Ari & Katz - Ben-Ami (2013). O segundo estudo visa verificar se o clima familiar impacta sobre o comportamento do jovem condutor. Para tanto foram utilizados 3 instrumentos: a Escala Clima Familiar para Segurança no Trânsito, o Driver Behaviour Questionnaire (DBQ) e um questionário sóciodemográfico. Participaram da pesquisa estudantes universitários, com idade entre 18 e 22 anos. No primeiro estudo os dados mostram que a versão brasileira da Escala Clima Familiar para Segurança no Trânsito apresentou evidências de validade e pode ser utilizada em estudos futuros que queiram verificar o impacto do clima familiar na formação do jovem condutor. O segundo estudo indicou que o clima familiar percebido impacta sobre o comportamento do jovem condutor e que os pais possuem uma grande possibilidade de reduzir os riscos de condução de seus filhos, administrando o início de sua vida como condutor. Os pais envolvidos neste processo têm a possibilidade de ensinar muito mais do que uma condução no trânsito, mas ensinar o filho a observar o trânsito de uma maneira mais ampla. Palavras - Chave: clima familiar, comportamento no transito, jovem condutor. Abstract: It is estimated that 90% of traffic deaths that take place in developing countries, among which Brazil is included, which ranks fifth among the countries with the highest road death rates. Thus, this dissertation is composed by 2 studies: the first of which aims to verify validity evidence of the Brazilian version of the Family Climate Scale for Road Safety, originally developed by Taubman -Ben-Ari & Katz - Ben-Ami (2013). The second study has the objective of todetermining whether family climate impacts on young drivers' behavior. For such, 3 instruments were used: Family Climate Scale for Road Safety, the Driver Behaviour Questionnaire (DBQ) and a sociodemographic questionnaire. The participants were college students, aged between 18 and 22 years. In the first study data showed that the Brazilian version of the Family Climate Scale for Road Safety was valid and can be used in future studies which intend to verify the impact of family environment over of young drivers' training. The second study showed that the perceived family climate has an impact over young drivers' behavior and that parents have a great potential to reduce the risks involved in their children's driving, overseeing the beginning of their lives as drivers. Parents involved in this process are able to teach more than driving in traffic, but teach the child to observe the traffic in a broader way. Keywords: family climate, traffic behavior, young driver.
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