O método em Verney e o iluminismo em Portugal
Abstract
Resumo: O objetivo do presente trabalho de tese em História é apontar para a ideia de método como uma ideia-chave no contexto do Iluminismo português. Procurou-se, nesse sentido, compreender os diferentes usos e significados em torno deste conceito em relação à época, especialmente desde a publicação do Verdadeiro Método de Estudar, de Luís António Verney, em 1746, sendo esta a principal fonte de nosso estudo, até o período das reformas pombalinas da educação, com a publicação dos Estatutos da Universidade de Coimbra, no ano de 1772. Dessa forma, buscando as principais características do conceito de método e problematizando o papel desempenhado por Luís António Verney em suas diversas relações com a sociedade de seu tempo, apresentamos uma análise das reações causadas pela obra do autor no ambiente intelectual português, contemplando a forma como foi discutida e também como serviu para referir a diferentes posturas ideológicas, colocando em questão toda a cultura portuguesa do século XVIII. Palavras-chave: Método. Iluminismo. Século XVIII. Portugal. Abstract: The purpose of this thesis in History is to point to the idea of method as a key idea in the Portuguese Enlightenment context. We are looking forward, this way, to understand the different uses and meanings around this specific concept in relation to that time, especially since the publication of the work Verdadeiro Método de Estudar, of Luís António Verney, in 1746, which is the main source of our study, until the period of Pombal's educational reforms, with the publication of the "Estatutos" of the University of Coimbra, in the year 1772. In this way, seeking the principal characteristics of the concept of method and questioning the role played by Luís António Verney in his various relationships with the society of that time, we present an analysis of the reactions caused by the author's work in the Portuguese intellectual environment, considering the way it was discussed and how it was also used to refer to different ideological positions, calling into question the entire Portuguese culture of the eighteenth century. Keywords: Method. Enlightenment. XVIII century. Portugal. Resumen: El objetivo de este trabajo de tesis en Historia es apuntar a la idea de método como una idea clave en el contexto de la Ilustración portuguesa. Se busca, en este sentido, comprender los diferentes usos y significados en torno a este concepto en relación a su tiempo, especialmente desde la publicación del Verdadeiro Médoto de Estudar, de Luís António Verney, en 1746, obra que es la fuente principal de nuestro estudio, hasta el período de las reformas de Pombal en la educación, con la publicación de los "Estatutos" de la Universidad de Coimbra, en el año 1772. Por lo tanto, buscando las principales características del concepto de método y cuestionando el papel desempeñado por Luís António Verney en sus diversas relaciones con la sociedad de su tiempo, presentamos un análisis de las reacciones provocadas por la obra del autor en el ambiente portugués, teniendo en cuenta la forma como se discutió y como también sirvió para referirse a diferentes posiciones ideológicas, poniendo en cuestión toda la cultura portuguesa del siglo XVIII.
Palabras clave: Método. Ilustración. Siglo XVIII. Portugal.
Collections
- Teses [161]