Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBahl, Miguel, 1956-2019pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorFilippim, Marcos Luizpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T14:04:22Z
dc.date.available2025-04-25T14:04:22Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40535
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Miguel Bahlpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 15/06/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 177-186pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo se discute a forma como tradições culturais são inventadas e resignificadas, tomando como base a análise do Carnaval de Matinhos, no Estado do Paraná (Brasil). O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar como estavam sendo construídas as tradições carnavalescas na cidade e como os organizadores representavam sua conformação e dinâmica. Na pesquisa se adotou abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso interpretativo e utilizou-se a etnografia como estratégia. Foram empregadas técnicas como a realização de entrevistas narrativas, registros em caderno de campo, observação participante periférica e análise de documentos. As informações foram interpretadas por meio de Análise de Conteúdo. Além disso, realizou-se um estudo-piloto nas localidades de Ovar e Podence, em Portugal, com o objetivo de avaliar experiências de patrimonialização e resignificação de tradições carnavalescas locais para balizar a compreensão do mesmo processo em Matinhos. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que no caso de Matinhos a representação das tradições carnavalescas estava marcada por disputas entre diferentes perspectivas e discursos que geravam o que se chamou de "tradição atomizada", ou seja, cada respondente criava um paradigma de tradição e selecionava discricionariamente quais aspectos deveriam ou não ser mantidos no modelo de carnaval que consideravam tradicional. Foram identificadas quatro vertentes ou possibilidades de patrimonialização do Carnaval de Matinhos: i) o Carnaval de Encontro, ou Espontâneo; ii) o Carnaval "Família"; iii) o Carnaval "Negócio"; e iv) o Carnaval Caótico, ou "Bagunça". Essa classificação deu origem às categorias de análise, tendo caráter não-apriorístico, uma vez que foi extraída da fala dos sujeitos de pesquisa e refletindo, portanto, as suas perspectivas, valores e princípios. Foram observadas evidências de que a visitação turística massiva estava promovendo alterações na tradição cultural estudada e na forma como os sujeitos de pesquisa a representavam, transformando o ritual em performance. Esse processo, no entanto, pode ser entendido como alternativa ao completo desaparecimento da manifestação. Por outro lado, qualquer proposta de reinvenção do Carnaval de Matinhos demanda o exame dos formatos experimentados durante sua trajetória, sem o que o significado da festa perderia espessura histórica, assim como a relação de pertencimento ao lugar e suas singularidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study it is discussed the way how cultural traditions are invented and redefined, taking as a base the analysis of the Carnival of the City of Matinhos, in the State of Paraná (Brazil). The aim of this study consisted in analyzing how carnival traditions were built in the city and how the organizers represented its conformation and dynamics. In the research, a qualitative approach was adopted, with study design of interpretative case and the ethnography was used as strategy. Techniques were applied, like the execution of narrative interviews, recordings in field notebook, peripheral participant observation and analysis of documents. The information was interpreted by Content Analysis. Besides, it was held a pilot study in Ovar and Podence, in Portugal, with the aim of evaluating experiences of patrimonialising and redefining local carnival traditions, in order to guide the same process comprehension in Matinhos. The results obtained in the research showed that in Matinhos' case, the representation of carnival traditions was marked by disputes between perspectives and speeches that created what was called "atomized tradition", i. e., each respondent created a tradition paradigm and discretionarily selected which aspects should or not be kept in the carnival model which was considered traditional. Four branches or possibilities of patrimonialising Matinhos' Carnival were identified: i) the Gathering Carnival, or Spontaneous; ii) the "Family" Carnival; iii) the "Business" Carnival; and iv) the Chaotic Carnival, or "Mess". This classification originated the categories of analysis, with a not a priori character, once it was extracted from the study subjects' speech and reflecting, therefore, its perspectives, values and principles. It could be noticed evidences that the massive touristic visits were promoting changes in the studied cultural traditions and in the way how the study subjects represented it, turning the ritual into performance. This process, however, can be understood as an alternative to the complete disappearance of the event. On the other hand, any proposal for recreation of Matinhos' Carnival demands the exam of the formats experienced during its trajectory, without which the meaning of the party would lose historical thickness, as well as the belonging relationship to the place and its singularities.pt_BR
dc.format.extent191 f. : il. algumas color., mapas, grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectRituaispt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.titleA invenção de uma tradição carnavalesca : o carnaval de Matinhos - Paraná (Brasil) sob a perspectiva dos organizadorespt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples