Geografia e ensino escolar : um estudo das práticas turísticas educativas no município de Morretes/PR
Resumo
Resumo: A leitura das paisagens e a compreensão da dinamicidade do espaço geográfico, fazem parte do rol de objetivos a serem alcançados pela geografia escolar no ensino fundamental e médio. A percepção e a cognição são elementos indispensáveis para se alcançar estes objetivos. Como parte do processo ensino-aprendizagem utilizam-se diversos recursos didático-pedagógicos, dentre os quais destacam-se as aulas em campo. Levar os alunos a ter contato direto com o objeto de estudos contribui para a alfabetização geográfica e para formação cidadã do ser. A importância destas atividades em campo é reconhecida de forma geral pelos educadores de diversas áreas do conhecimento. A valorização desse recurso no meio educacional abriu espaço para o desenvolvimento de empresas de turismo que se especializaram em roteiros educativos e que prestam serviços às instituições educacionais. Os roteiros do turismo educativo e as aulas em campo desenvolvidas por instituições de ensino utilizam-se de paisagens com atrativos turísticos para sua prática, entretanto o desenvolvimento de aulas em campo possui diferenças significativas com as demais formas de turismo. O município de Morretes localizado no litoral do estado do Paraná, chama a atenção por sua vocação natural para o turismo. Diversos roteiros de turismo educativo têm sido ofertados pelas agências especializadas e outros desenvolvidos de forma independente por escolas neste município, em razão da diversidade de suas paisagens naturais e culturais. A proximidade geográfica de Morretes com o grande centro urbano da capital e sua região metropolitana favorece o deslocamento dos grupos formados por escolares para a prática de suas atividades escolares. Além dos ganhos educacionais as atividades de turismo educativo e aulas em campo favorecem também a economia local, pois utilizam-se de serviços e aquecem as vendas no comércio durante o período letivo que coincide com a baixa temporada. Palavras-chave: Paisagem. Espaço geográfico. Alfabetização Geográfica. Turismo Educativo. Aulas em campo. Abstract: To read the landscapes and to comprehend the dynamics of the geographical space are part of the aims to be reached by the school geography during the elementary and high school. Perception and cognition are indispensable for achieving these goals. As part of the teaching-learning process didactic-pedagogic resources are used and amongst them field trips stand out. To lead students to have first hand experience with the subject of study contributes to the geographical alphabetisation and to the formation of a citizen as a whole. The importance of these field trips is overall recognised by scholars of different areas of knowledge. The recognition of this resource in the educational environment paved the way for the development of tour companies specialised in educational routes and providing services to educational institutions. The educational sightseeing tour and field trips developed by educational institutions make use of landscapes with tourist attractions for its practice; however, the development of field trips have significative differences with the other tourism formats. The county of Morretes situated at the coast of Parana's State, in Brazil, stands out for its natural vocation for tourism. Several educational tour routes are offered by specialised agencies as well as other options are independently created by the county's schools due to the region's cultural and natural diversity. The proximity with the state's capital, Curitiba, favours the access of schools to promote field trips to the area. Besides the educational gain, touristic activities and field trips generate incomes to the local economy by the use of local services and warm up the sales during the school term that coincides with the low season. Keywords: Landscape. Geographic space. Geographic Literacy. Educational tourism. Field trips.
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