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dc.contributor.advisorGândara, José Manoel Gonçalvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.creatorManosso, Franciele Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T16:26:22Z
dc.date.available2024-04-01T16:26:22Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/40388
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José M. G. Gândarapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 10/07/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : fls. 272-297pt_BR
dc.description.abstractResumo: O espaço urbano-turístico enquanto cidade, com sua dinamicidade inerente e seus múltiplos sentidos e significados, torna-se um rico objeto de estudo, pois com suas nuances distintas permite ao pesquisador entrever novos ?olhares' e perspectivas. A cidade, em sua essência, é uma teia composta pelas experiências e vivências daqueles que a usufruem cotidianamente, assim, sua imagem se constrói a partir dos panoramas existentes, onde as representações passam a ser consideradas como factíveis ou não baseadas, preponderantemente, na materialização e propagação das experiências prévias dos indivíduos. Sendo assim, a presente pesquisa possui como objetivo central analisar como o espaço urbano-turístico de Curitiba é representado nas fotografias online postadas pelos usuários da rede social Instagram, para que desse modo, possa-se conhecer mediante a análise dos fotogramas o que de fato o espaço urbano-turístico apresenta tanto aos seus cidadãos quanto aos turistas que visitam a cidade por diferentes motivações. Os pressupostos metodológicos se baseiam nos atributos da pesquisa qualitativa, que a partir da verificação de seus objetivos caracteriza-se como exploratória empregando, como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental, em especial a netnografia e as premissas oriundas da pesquisa visual. Além desses aspectos metodológicos buscou-se aplicar, ainda, as categorias de análise de fotografias sustentadas por Donaíre e Galí (2011), do mesmo modo que as inferências abordadas por Lynch (1982); Boullón (2002); Lamas (2004) e Cullen (1983) acerca da morfologia, da paisagem e da imagem do espaço urbano, que foram aplicadas para uma compreensão ampla do que, verdadeiramente, vem sendo propagado no ciberespaço acerca do espaço urbano-turístico curitibano. Com a análise dos fotogramas, compartilhados e disseminados pelos usuários da rede social Instagram, pode-se inferir que o espaço urbano-turístico de Curitiba vem sendo amplamente representado tanto por meio dos aspectos inerentes ao espaço urbano quanto dos pontos divulgados como atrativos turísticos de interesse pelos responsáveis pela criação do ?imaginário' a respeito do destino Curitiba. As imagens fotográficas analisadas para a construção dos resultados da pesquisa apresentam ângulos distintos da cidade, destacando-se desde seus atrativos turísticos icônicos até aqueles pontos que, de certo modo, são desconhecidos aos indivíduos que usufruem de seu espaço urbano-turístico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The urban-tourist space as city, with its inherent dynamism and its multiple senses and meanings, becomes a rich object of study, for with its distinct nuances allows the researcher to glimpse new 'looks' and prospects. The city, in its essence, is a web composed of livingness and experiences of those who enjoy it every day, so its image is built from existing panoramas, where representations are now considered feasible or not based, mainly, in the materialization and dissemination of previous experiences of individuals. Thus, the present study has as main objective to analyze how the urban tourist-space of Curitiba is represented in the online photos posted by users of Instagram social network, so this way can be known by analyzing the frames what actually the urban-tourist space presents both to its citizens and to tourists visiting the city for different reasons. The methodological assumptions are based on the attributes of qualitative research that from the verification of its goals is characterized as exploratory applying as technical procedures the bibliographic and documentary research, especially netnography and assumptions arising from the visual search. In addition to these methodological aspects sought to apply also the photographs of categories of analysis supported by Donaire and Galí (2011), likewise covered by inferences that Lynch (1982); Boullón (2002); Lamas (2004) and Cullen (1983) on the morphology, landscape and image of urban space, that have been applied to a broad understanding of what truly has been propagated in cyberspace about the Curitiba's urban-tourist space. With the analysis of frames, shared and disseminated by users of Instagram social network, it can be inferred that the urban-tourist area of Curitiba has been widely represented both through aspects related to urban space as the points promoted as tourist attractions of interest by those responsible for creating the 'imaginary' about Curitiba destination. The photographic images analyzed for the construction of this search results have different angles of the city, especially since its iconic tourist attractions to those points that, in a sense, are unknown to individuals who benefit from their urban-tourist area.pt_BR
dc.format.extent291 f. : il. algumas color., grafs., mapas, tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.titleO espaço urbano-turístico de Curitiba nas fotografias on-line : uma análise na rede social instagrampt_BR
dc.typeTesept_BR


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