Espaço, poder e devoção : as irmandades religiosas da fronteira oeste da América portuguesa (1745-1803)
Resumo
Resumo: Na tese intitulada Espaço, poder e devoção: As Irmandades religiosas da fronteira Oeste da América portuguesa (1745-1803) analisamos as relações de poderes estabelecidas entre membros de irmandades religiosas na Prelazia do Cuiabá e a formação dos espaços católicos dessa jurisdição eclesiástica. Destacamos que nela não parece ter havido uma ação efetiva da política do padroado régio no século XVIII, fazendo com que a população custeasse a construção dos templos e os serviços religiosos. Compreendemos esse processo através da análise das práticas confrariais do campo religioso local, como as eleições para composição das Mesas diretoras, suas receitas e despesas, relações com o clero secular e ações relacionadas ao universo da morte, das práticas caritativas, celebrativas e festivas. A configuração social da capitania de Mato Grosso teve sua formação decorrente do avanço bandeirante lusopaulista, visando o aprisionamento indígena, e das descobertas de veios auríferos. Sua localização era o espaço de fronteira com os domínios castelhanos, com seus limites disputados e negociados pelas Coroas ibéricas durante o século XVIII. A Prelazia do Cuiabá foi criada em 1745, subordinada ao Bispado do Rio de Janeiro, porém seu cargo de prelado esteve vacante até o ano de 1803. Os grupos sociais desse campo religioso eram constituídos por brancos, portugueses, indígenas, africanos e seus descendentes escravizados ou libertos, situados numa sociedade marcada pela forte miscigenação e hierarquização dos grupos sociais. As irmandades religiosas representaram as posições desses segmentos sociais e a necessidade e o consumo dos bens de salvação pelos fiéis. Os padres atuantes na Prelazia do Cuiabá eram em sua quase totalidade encomendados, pagos pela população, sem recebimento de côngrua custeada pela Fazenda Real. Os valores dos emolumentos religiosos eram considerados excessivos pelos confrades e fregueses, bem como pouco atuante a instituição do padroado régio, gerando conflitos e tensões nesse campo religioso católico. Palavras-chave: espaço, poder, devoção, irmandades, catolicismo, Mato Grosso. Abstract: This thesis, entitled Space, power and devotion: Religious orders in the western borderland of Portuguese America (1745-1803), analyses how the power relations are established between members of religious orders in the Prelature of Cuiaba and the formation of Catholic spaces in this ecclesiastical jurisdiction. In this thesis it is emphasized that the royal patronage politics in the eighteenth century does not seem to have been effective, causing the population to pay for the construction of temples and religious services. This process is understood through analysing the brotherhoods' practices in the local religious sphere: the boards' elections, income and expense statements, their relations with the secular clergy, actions related to the world of death and finally the charitable, celebratory and festive practices. The social configuration of the Mato Grosso captaincy was formed during the Luso-São Paulo pioneer advance, which aim was to imprison the indigenous people and to discover gold-bearing veins. The captaincy was located in the borderland adjacent to Castillian territory, with boundaries both disputed and under negotiation by the Iberian crowns during the eighteenth century. The Prelature of Cuiaba was created in 1745, controlled by the Bishopric of Rio de Janeiro, however the position of prelate was vacant until the year of 1803. The social groups of this religious sphere consisted of whites, Portuguese, Indians, Africans and their enslaved or freed descendants. The societal context was marked by both strong miscegenation and a distinct hierarchy between the different socio-ethnic groups. The religious orders represented the positions of these different social segments and the need for and consumption of goods of salvation by the faithful. Priests working in the Prelature of Cuiabá were almost entirely commissioned and paid by the population without receiving the church rate financed by the Royal Treasury. The values of religious fees were deemed excessive by the fellow monks and parishioners, as well as some active in the institution of royal patronage, generating conflicts and tensions in that Catholic religious sphere. Keywords: space, power, devotion, orders, brotherhoods, Catholicism, Mato Grosso.
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- Teses [156]