Gestão de compras : estudo de caso : proposta de melhoria na participação em processo licitatório brasileiro de empresa do setor privada do seguimento comercial
Resumo
Resumo : Os processos licitatórios são executados pela Administração Pública em suas esferas municipal, estadual e federal para aquisição de materiais, bens e serviços através da seleção de fornecedores externos. Para nortear o que se almeja adquirir ou contratar. Os critérios são estabelecidos no edital de licitação. Esta monografia teve como objetivo, o estudo de caso, demonstrar que através da elaboração eficiente de um planejamento estratégico, sendo elaborados dez passos de procedimentos, os quais propõem uma organização de estruturada de condução à participação a processos licitatórios. As metodologias usadas foram às pesquisas: aplicada, qualitativa e descritiva, objetivando aplicações práticas e dirigidas as soluções dos problemas, propondo métodos e maneiras para alcançar avanço do desempenho das atividades envolvidas no processo licitatório. Estes procedimentos foram sugeridos em dez passos, quando aplicados resultaram no cumprimento dos prazos com mais agilidades, tomadas de decisões mais assertivas e facilidade na execução das tarefas para a participação aos certames, atendendo os preceitos legais que regem os atos da Administração Pública. As compras públicas devem primar pela eficiência, eficácia, efetividade, qualidade e sustentabilidade além dos princípios legais que a norteiam. Isto se torna possível através da busca constante de parâmetros que possibilitem atingir estes objetivos, como a adoção de padronizações, e demais instrumentos normativos na elaboração de termos de referência. Abstract : The bidding processes are run by the public authorities in their local, state and federal levels for the acquisition of materials, goods and services over the selection of external suppliers. To guide what we aim to purchase or hire. The criteria are set in the bidding documents. This monograph aims, the case study demonstrate that through efficient preparation of a strategic plan, being developed ten steps of procedures which offer a structured organization driving the participation the bidding process. The methodologies used were the research: applied, qualitative and descriptive, aiming at practical applications and targeted solutions to problems, proposing methods and ways to achieve performance advancement of the activities involved in the bidding process. These procedures have been suggested, when applied resulted in meeting deadlines with more agility, more assertive decisions taken and ease in performing the tasks for participation to fairs, given the legal principles governing the actions of the Public Administration. Public procurement should strive for efficiency, effectiveness, responsiveness, quality and sustainability beyond the legal principles that guide. This is made possible through constant search parameters that allow achieve these goals, as the adoption of standardization, and other normative instruments in the preparation of terms of reference.