Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 22
A balbúrdia na educação : uma análise de enquadramento do Estadão durante a crise de 2019 no MEC
(2021)
Resumo: A presente pesquisa busca analisar as notícias sobre o momento de crise na educação no Brasil em 2019. O objetivo principal desta dissertação é compreender como o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), em sua versão ...
A politização do Facebook : uma análise das conversações sobre tema eleitoral dos brasileiros e argentinos nas fanpages dos jornais Estadão e Clarín em 2018-2019
(2021)
Resumo: As redes sociais online alteraram as formas de interação entre as pessoas, desencadeando efeitos diversos que refletem na vida política e em outras instâncias sociais. Devido as características específicas do meio ...
"Quem essa animação pensa que eu sou?" : performances, representações e negociações de gênero e sexualidade endereçadas em Mulan (1998)
(2021)
Resumo: Na década de 1990, a Walt Disney Animation Studios começa a promover protagonistas consideradas mais rebeldes, liberadas e ativas, bem como identidades étnico-raciais nãoocidentais. Ao comporem deslocamentos entre ...
A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
(2021)
Resumo: A pesquisa apresenta um estudo sobre a constituição da Imagem Pública nas campanhas eleitorais de 2016 e 2020, de quatro vereadoras de Curitiba que foram eleitas pela primeira vez em 2016. A fundamentação teórica ...
Representações de masculinidades no discurso publicitário : os meios de locomoção como extensões do homem
(2021)
Resumo: Ao tensionar, de um lado, as teorias de masculinidades e as narrativas publicitárias automotivas; e, de outro, as teorias de identidade e representação aos processos de consumo publicitário, a pesquisa tem como ...
Desinformação e mitologia política : a presença de mitos em boatos desmentidos nas eleições presidenciais brasileiras de 2018
(2021)
Resumo: Esta tese identifica a presença de mitologia política em 134 boatos desmentidos pelo Projeto Comprova durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018. Emprega a metodologia de análise de conteúdo do tipo ...
Liberal ao estilo populista : a argumentação do Movimento Brasil Livre no Youtube sobre prisão após segunda instância e reforma da previdência
(2021)
Resumo: O uso das redes sociais para a profusão de mensagens populistas tem mostrado um grande impacto na comunicação política, e a argumentação tem um papel central nesta estratégia. Nos últimos anos, o Movimento Brasil ...
A voz feminina nas reportagens televisivas : um estudo comparativo entre os jornais televisivos de Portugal e do Brasil a partir do Lugar de Fala
(2021)
Resumo: Esta tese é uma análise comparativa sobre a visibilização das vozes das fontes femininas em dois telejornais: o Jornal das 8 (J8/Portugal) e o Jornal Nacional (JN/Brasil), ambos de maior audiência em cada país. O ...
A selfie como estratégia de comunicação em museus : uma análise do Museu Oscar Niemeyer, seus visitantes e artistas expositores
(2021)
Resumo: Os museus mais visitados do mundo estão procurando maneiras de administrar a recorrente superlotação. Depois da popularização dos smartphones, as filas para capturar selfies com trabalhos apresentados nos espaços ...
A participação das candidatas à vice-presidência de 2018 nos debates eleitorais audiovisuais
(2021)
Resumo: Este estudo busca identificar e analisar de que forma arquétipos femininos na política (Panke, 2016) foram projetados pelas candidatas à vice-presidência do Brasil em debates eleitorais audiovisuais realizados ...