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    Gestão da informação no segmento moveleiro nas regioes norte e oeste do Estado do Paraná

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    Capa.pdf (80.58Kb)
    SUM?RIO.pdf (156.8Kb)
    VERSAO FINAL.pdf (557.3Kb)
    Data
    2013-06-18
    Autor
    Schneider, Alessandro Vinicios
    Metadata
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    Resumo
    O segmento produtor de móveis no Brasil vem apresentando crescimento considerável nos últimos anos, sendo alvo da atenção de diversos segmentos da área governamental em virtude de suas possibilidades, tanto em termos de geração de divisas, aumentos substanciais nos volumes exportados, como também de criação de novos empregos e de desconcentração regional. Objetivou-se realizar uma pesquisa diagnóstico no segmento moveleiro no que se refere ao comportamento do empresário no que tange a gestão da informação aplicada a sistemas empresariais para geração de competitividade nos negócios. A pesquisa foi realizada no segmento moveleiro do Paraná, nas empresas que compõem esse segmento nas regiões Norte e Oeste do Estado, especificamente nas cidades de Arapongas, Cascavel e Foz do Iguaçu. Foram pesquisadas 35 empresas nas respectivas regiões. A pesquisa foi realizada através de questionários pré-elaborados. Os dados foram tratados de forma descritiva, procurando descreve-los e interpreta-los a luz do referencial teórico. O padrão apresentado na pesquisa se caracteriza, na grande maioria, pelo pequeno porte de seus estabelecimentos industriais. As empresas produzem, na grande maioria, móveis para residências e móveis para escritórios, sendo que 81,85 % da produção são destinados para o mercado interno, e 18,15 % destinados para a exportação. As informações geradas no departamento de produção representam para 71,42 % dos empresários, fator de prioridade para a competitividade nos negócios. As micro e pequenas empresas são menos avançadas tecnologicamente, e utilizam em menor proporção as técnicas de gestão administrativa, tendo como característica um processo de produção artesanal, extrapolado para as técnicas de gestão administrativa. Priorizam as informações geradas no nível gerencial seguido as do nível operacional, não dando ênfase nas informações geradas no nível estratégico. As empresas de porte médio são mais avançadas tecnologicamente, e utilizam em maior proporção às técnicas de gestão administrativa. A produção se dá em escala, e necessita de informações mais precisas. Priorizam e utilizam todas as informações geradas nos três níveis organizacionais. Independente do tamanho da empresa, as coletas de informações do ambiente interno são realizadas semanalmente, seguidas das coletas diárias. As informações do ambiente externas são coletadas semanalmente, seguidas das coletas mensais, não ocorrendo coletas diárias. Os sindicatos são a maior fonte de informações do ambiente externo.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/3886
    Collections
    • Dissertações [484]

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