• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Oceanografia
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Oceanografia
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Variabilidade de clorofila a nas águas do Complexo Estuarino de Paranaguá e plataforma adjacente : uma avaliação dos algoritmos e correções atmosféricas do sensor MODIS.

    Thumbnail
    View/Open
    2010 Eduardo Sein Monografia.pdf (2.490Mb)
    Date
    2010
    Author
    Stein, Eduardo Andreus Meglin
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo: O sensoriamento remoto da cor do mar sobre regiões estuarinas e costeiras por muitas vezes gera informações imprecisas, devido ao aumento de constituintes opticamente ativos na água, e do enriquecimento de aerossóis atmosféricos de origem continental. Assim, para a estimativa da concentração de clorofila, foi necessária a verificação e qualificação dos melhores algoritmos e das correções atmosféricas do sensor MODIS, comparando-os com dados adquiridos in situ. Após esta qualificação, o melhor algoritmo e modelo de correção foi aplicado para um acompanhamento anual da concentração de clorofila do Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) e plataforma adjacente. Foi utilizado o algoritmo global do MODIS - OC3M, que apresenta três variações em sua fórmula, as quais são denominadas de Chlor_a, Chlor_oc2 e Chlor_oc3, e também o algoritmo semi-analítico GSM. Os modelos de correção atmosféricas correspondem ao Padrão do sensor MODIS e a correção de MUMM. A comparação entre os dados ocorreu através da correlação de Pearson, análise de dispersão e pelo erro médio quadrático (EMQ). Para a primeira comparação, os dados apresentaram correlação negativa não significativa, devido ao intervalo de aquisição entre o levantamento de campo e a passagem do sensor, o qual implicou em medidas sobre diferentes períodos de maré. Para as duas últimas coletas, os valores de clorofila foram correlatos para ambas as correções atmosféricas. Através do EMQ foi possível determinar que o algoritmo que respondeu de maneira mais fiel aos dados de campo foi o Chlor_oc2, quando processado com o modelo de correção atmosférica de MUMM, sempre com valores mais baixos do que os demais produtos. Este algoritmo, juntamente com o modelo de MUMM, foi aplicado para o acompanhamento da variabilidade anual de clorofila. Foram utilizados dados de 28 imagens, que representaram o período de junho de 2009 a julho de 2010, e então foi estimada a concentração média de clorofila no setor interno e externo do CEP. Esses dados foram relacionados às taxas de precipitação diária, para o mesmo período, obtidos a partir da estação meteorológica localizada em Pontal do Sul. A concentração de clorofila para o setor interno do CEP apresentou correlação com os de precipitação. A variabilidade anual de clorofila respondeu de maneira semelhante a padrões determinados por valores pretéritos adquiridos in situ. Desta forma, o algoritmo Chlor_oc2, processado com a correção atmosférica de MUMM se mostrou eficaz e hábil para estimar a concentração de clorofila na região do CEP.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/36627
    Collections
    • Oceanografia [380]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV