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dc.contributor.advisorZainko, Maria Amélia Sabbagpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Odilon Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-03T16:36:26Z
dc.date.available2022-08-03T16:36:26Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35887
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Maria Amélia Sabbag Zainkopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 18/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No presente trabalho tem-se como alvo central examinar e inquirir os processos de avaliação escolar que se desenvolveram contemporaneamente, em nosso país, no que diz respeito aos seus substratos e bases sociais e educacionais, e, também, no que concerne aos problemas e aos efeitos decorrentes das tendências e das relações de conservação e mudança em andamento. Para tanto, volta-se à consideração das questões que advêm tanto das suas configurações conceituais como das suas formulações e usos nos níveis instrumentais. Nesse complexo e denso terreno histórico e educativo, almeja-se, primordialmente, caracterizar, articular e contrapor, de modo mediado e não mecânico e linear, as visões de avaliação que absorvem e assumem formas e conteúdos de tipo regulatório e de controle negativo e, ao mesmo tempo e em contrapartida, expressam e manifestam dimensões de renovação, acolhimento e pluralidade. Assim é que pretende-se, por um lado, dar destaque aos postulados e operações que frequente e corriqueiramente acometem e afetam os recursos avaliativos, impelindo-os ao cumprimento de atribuições que os afastam e os desobrigam dos seus fins e meios substantivos e essenciais, a saber, aqueles que cultivam e fomentam uma razão nuclearizada pelos nexos propriamente pedagógicos. E, em igual medida, reorientam-se e passam a preconizar e a perpetrar objetivos e metas identificados com valores de extração conservadora e autoritária, desembocando, não poucas vezes, no apelo e no reforço aos exercícios e aos mecanismos que efetuaram e propagam a seleção e a exclusão educacional e social. Não obstante, posto por outro lado, vislumbram-se os agentes – e as correspondentes atividades avaliativas – que podem vir a impulsionar e a desencadear as ações e as tarefas que emprestarão sentidos eminentemente positivos, reformando e, mesmo, transformando os atuais padrões que, embora modernizados, impregnam e saturam com os seus traços de coerção e conservadorismo os modos de pensar e fazer a avaliação educacional. Nesse contexto, acena-se para a possibilidade – já em curso, aliás – de construir e consolidar uma concepção (e prática) de avaliação mais crítica e reflexiva, que intente transcender os restritos e limitados receituários avaliativos vigentes em vista de uma perspectiva ampliada, isto é, mais democrática, inclusiva e humana. Indica-se, ainda, que na dinâmica em curso, os procedimentos que dão corpo e conferem significados à criação e à aplicação dos métodos e instrumentos avaliativos, tendencialmente, fundem, alternam e sintetizam essa dupla carga de "funções" – positivas e negativas – arroladas e separadas em abstrato. Provavelmente, em concreto, os processos de avaliação educacional realizam-se de maneira a incluir, simultânea e contraditoriamente, essa duplicidade de propósitos e feições em suas incessantes intervenções no real, com o qual se deparam, se confrontam e interagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has as the main target to examine and investigate the process of school evaluation assessment which has developed contemporaneously, in our country, that is concerned with its substrates, social and educational backgrounds, and is also concerned with the problems and effects of the trends and between the relations of conservation and change in progress. For that, it turns to the consideration of issues which arise both from their conceptual configurations as their formulations and uses of the instrumental levels. In this complex, dense, historical and educational field, the aim is primarily to characterize, articulate and counter in a mediating and non-mechanical and linear way, the evaluation views which absorb and assume forms and contents of a regulatory nature and negative control. On the other hand, they express and manifest dimensions of renovation, hosting and plurality at the same time. So that, first it is intended to highlight the postulates and operations that frequently and routinely involve and affect the evaluative resources , prompting them to fulfill assignments that keep them away and absolve them of their purpose, substantive and essential means such as those which cultivate and foster a core reason by properly teaching nexus. And, in equal measurement, they reorient and begin to advocate and perpetrate goals and targets identified with values of conservative and authoritarian extraction, which end, not infrequently, in the strengthening and appeal of the financial mechanisms that make and propagate the educational and social selection and exclusion. Nevertheless the agents, on the other hand, glimpse themselves and the corresponding evaluation activities - that may boost and trigger actions and tasks that lend eminently positive meanings, renovating and even transforming the current standards that , although modernized, permeate and saturate with its traces of coercion and conservative ways of thinking and doing the educational evaluation. In this context, waving to the possibility - already underway, by the way - to build and consolidate a concept (and practice) of a more critical and reflective evaluation and which attempts to transcend the narrow and limited existing evaluative prescriptions in view of an enlarged perspective, which means being more democratic, inclusive and humane. It also indicates that the dynamic ongoing procedures that embody and give meaning to the creation and application of methods and evaluation tools would tend to merge, alter and synthesize this double load " functions " - positive and negative - enrolled and separated in the abstract. Probably, in particular, the processes of educational evaluation shall be conducted to include, simultaneously and contradictorily, this duality of purpose and features in their incessant interventions in the real, with which they face, confront and interact.pt_BR
dc.format.extent302f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação escolar no contexto das transições educacionais : conservação e mudançapt_BR
dc.typeTesept_BR


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