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    O papel da informação no processo de tomada de decisão em empresas vencedoras do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG)

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    R - D - LETICIA YURIKO HOSHIGUTI.pdf (1.382Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Hoshiguti, Leticia Yuriko
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo sobre o papel da informação no processo de tomada de decisão dos gestores de três empresas paranaenses vencedoras do Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG), Ciclo 2012. Por meio de referenciais teóricos e empíricos, relaciona a importância da informação; o conhecimento e a organização do conhecimento; a gestão da informação e suas ferramentas; e o processo de tomada de decisão, objetivando entender o papel da informação no processo de tomada de decisão de gestores que atuam em organizações que utilizam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG-FNQ), focando em seu Critério 5 - Informações e Conhecimento. A metodologia do estudo tem como método o estudo multicaso, utilizando para coleta de dados um questionário estruturado, observação direta não participante e pesquisa documental. Os resultados apontam que a informação exerce papel-chave para os gestores fundamentarem suas decisões e aprimorarem os conhecimentos pessoal e organizacional, sendo portanto percebida como ingrediente estratégico para a organização. Esses gestores se apoiam fortemente nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), mantendo-se atualizados com os recursos que conferem agilidade para a gestão da informação organizacional. Conclui que o Critério 5 - Informações e Conhecimento atua na prevenção às deficiências informacionais apontadas na literatura, sendo valorizado ao ponto de seis entre sete gestores considerarem que sua valoração - estabelecida pelo PPrQG em relação aos demais critérios - deveria ser elevada. Por fim, o estudo sugere a possibilidade de o Critério 5 dedicar-se especificamente a Informações, com o intuito de potencializar abordagens específicas desse ativo intangível, que é próximo e interconectado com Conhecimento, mas tem possibilidade de gestão distinta.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/34805
    Collections
    • Dissertações [76]

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