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dc.contributor.advisorQuevedo, Jose Remigio Sotopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.creatorSantos, Heloisa Helena Valentept_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T16:11:32Z
dc.date.available2024-02-01T16:11:32Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34385
dc.descriptionOrientador : José Remigio Soto Quevedopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O Estado tem papel fundamental na construção do pensamento coletivo, sendo órgão exemplificador de ações e condutas, sendo assim e tomando por pressuposto que os recursos naturais são escassos e que o Brasil preocupa-se cada vez mais com a idéia de vida sustentável, surge a necessidade de se construírem obras sustentáveis e de baixo impacto ambiental. Este estudo pretende comprovar o custo benefício a longo prazo de se construírem escolas públicas em perfis estruturais e fechamento em madeira - Wood - Frame, ao invés de edificações de concreto armado e alvenaria convencional. Baseado na experiência longínqua de que a construção não sustentável que vem se fazendo em obras públicas escolares no estado do Paraná, além de custar mais caro aos cofres públicos ainda gera resíduos agressivos à natureza, mostrou-se, por meio de estudo comparativo, a melhora, não só da aplicação do dinheiro público, mas também dos recursos naturais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The state has a fundamental place in the development of the collective thought acting as a example for both actions and conduct. This way, and taking into account the presumption of the scarcity of natural resources and that Brazil worries ever so much with the idea of sustainability, the need exists for the construction of sustainable structures with low environmental impact. This study intends to prove the long-term cost effectiveness of the construction of wood-frame public schools instead of the conventional brick and mortar system. Based upon the long history of the nonsustainable construction in use in the building of public schools in Paraná, in addition to costing more to the public coffers also creates cological pollution, we intend to prove, through a comparative study, the more efficient use of public funds as well as natural resources.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstruturas de madeira (Construção civil) - Escolaspt_BR
dc.subjectIndustria de construção civil - Aspectos ambientaispt_BR
dc.titleO uso do wood-frame na construção de edificações públicas escolares sustentáveis no Estado do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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