Estudo de caso de patologias observadas em edificação escolar estadual no Municipio de Pato Branco-PR
Resumo
Resumo: O presente estudo revelou as manifestações patológicas de um Colégio Estadual localizado no município de Pato Branco, PR. Para desenvolvimento do estudo de caso utilizou-se a metodologia proposta por Lichtenstein, que consiste basicamente em três etapas: levantamento de subsídios, através de vistoria do local, identificando a natureza e origem das patologias; diagnóstico da situação, buscando o entendimento dos fenômenos em termos de interpretação das relações de causa e efeito que caracterizaram as manifestações patológicas; e definição de conduta, ou seja, a descrição do trabalho a ser executado para resolver o problema. Optou-se por esse método por ser disponível e conhecido, além de contar com vários exemplos práticos para pesquisa. O Colégio em estudo, que já possui mais de trinta anos, apresentou inúmeros problemas que consistem em: manchas, eflorescências, mofos e bolores, trincas, corrosão em armadura entre outros. A maior parte desses problemas manifestou-se devido à presença de umidade. A definição de conduta para a recuperação definitiva foi planejada levando-se em consideração as causas do problema, objetivando com o reparo cessar ou reduzir as causas detectadas. As formas de recuperação foram fundamentadas em medidas preventivas, uma vez que quanto maior a proximidade entre a medida preventiva e a solução corretiva escolhida, melhor será a qualidade do reparo. Chegou-se ao entendimento que um programa eficiente de inspeção/manutenção constante traz possibilidades de assegurar a durabilidade das edificações, permitindo determinar prioridades para as ações necessárias ao cumprimento da vida útil prevista. Abstract: This study revealed the pathological manifestations of a State College located in Pato Branco, PR. To develop the case study used the methodology proposed by Lichtenstein, which consists of three basic steps: collection of subsidies through the site survey, identifying the nature and origin of diseases, diagnosis of the situation, seeking to understand the phenomena in the interpretation of cause and effect relationships that characterize the pathological manifestations and definition of conduct, ie the description of the work to be done to solve the problem. We chose this method because it is available and known, in addition to having many practical examples for research. The College study, which already has more than thirty years, presented numerous problems which include: stains, efflorescence, mold, mildew, cracking, corrosion and other armor. Most of these problems manifested by the presence of moisture. The definition of conduct for the final restoration was planned taking into consideration the causes of the problem, aiming to repair cease or reduce the causes identified. The forms of recovery were based on preventive measures, since the greater proximity between the preventive and remedial solution chosen, the better the quality of repair. Came to the understanding that an effective inspection / maintenance constantly brings opportunities to ensure the durability of buildings, allowing priorities to determine the actions necessary to meet its expected lifetime.