Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAngelis Neto, Generoso dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.creatorCampos, Rafael Alves dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T16:38:34Z
dc.date.available2024-01-29T16:38:34Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34339
dc.descriptionOrientador : Generoso Angelis Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata as condições de acessibilidade em uma instituição da rede de ensino, atendida pela Regional de Paranavaí da SEOP, através do estudo de caso do Colégio Estadual Rainha da Paz de Alto Paraná. A Constituição Federal de 1988 prevê o atendimento educacional especializado a alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, e a atual política de educação especial do Estado do Paraná segue esta diretriz. Para reiterar o processo de inclusão, é necessário que as edificações escolares passem por processos de adequação com as normas vigentes de acessibilidade, e portanto, o poder público deve viabilizar o atendimento a especificidades. A pesquisa se utilizou de dois métodos: o roteiro básico - software de vistoria eletrônica da Prefeitura de São Paulo e o Passeio Acompanhado. O emprego deles objetivou compensar as possíveis limitações que um único método empregado possa ter. O Colégio Rainha da Paz apresentou um quadro semelhante ao encontrado em outras escolas do Brasil, que é possuir características de acessibilidade, porém, enfocadas no atendimento a pessoas com deficiência motora. O espaço necessita de obras de adequação para atender aos conceitos de desenho universal e promover inclusão de pessoas com deficiência.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work deals with the accessibility conditions in an institution of the school network, assisted by the Regional of Paranavaí of Seop, through the study of case of the State School Rainha da Paz of Alto Parana. The 1988 Federal Constitution provides the specialized educational services for students with disabilities, preferably in the regular school system, and the current special education policy in the State of Paraná follows this guideline. To reiterate the process of inclusion it is necessary that school buildings undergo by the processes of adaptation of the current standards of accessibility, and therefore the government should allow the service to specifics. The research used two methods: the basic script - the software of electronic inspection of the São Paulo City Hall and "Passeio Acompanhdo". The use of them aimed to compensate the possible limitations of a single method could have. The Rainha da Paz School presented a picture similar to that found in other schools in Brazil, which is to have accessibility features, however, focused on serving people with physical disabilities. The space needs works of adapt to atend the concepts of universal design and promove inclusion of people with disabilities.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectEscolas - Aspectos da saúdept_BR
dc.subjectEdifícios públicos com acesso livre aos deficientespt_BR
dc.titleAvaliação de acessibilidade em edificação escolar : estudo de caso do Colégio Estadual Rainha da Paz de Alto Paraná/PR - ano de 2010pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples