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dc.contributor.authorMarach, Caroline Baronpt_BR
dc.contributor.otherLeite, Renato Lopes, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-29T14:47:27Z
dc.date.available2020-05-29T14:47:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34181
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Renato Lopes Leitept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 28/10/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Espaço e sociabilidadespt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, cujo principal objeto de estudo foi a Revista do Clube Curitibano (1890-1912), permitiu-nos constatar, primeiramente, que esse periódico representa uma fonte profícua para análises dos movimentos culturais surgidos em Curitiba na passagem do século XIX para o século XX. Além de ter sido o palco em que se promoveram as ideias de escritores como Ermelino Agostinho de Leão, Dario Vellozo, Emiliano e Júlio Pernetta, Leôncio Correia, Silveira Neto, Antônio Braga, Sebastião Paraná e Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, a Revista do Clube nos possibilitou conhecer as ideias que eram debatidas no meio letrado da capital paranaense ao longo de uma década de circulação do periódico. As edições iniciais da Revista do Clube coincidiram com um momento de intensificação da vida urbana na capital paranaense e refletiam as mudanças ocorridas nesse cenário no último decênio do século XIX. Se sua primeira fase de circulação (1890-1893) apresentou a questão do progresso como uma das temáticas principais, sua segunda fase (1894- 1900), completamente distinta, revelou-se acentuadamente melancólica e literária, aspectos que, conforme buscamos validar, advêm de uma transformação linguística que refletia o trauma provocado pela Revolução Federalista. O corpo documental deste trabalho, além dos artigos da Revista do Clube e de O Cenáculo (1895-1897), também abrange obras biográficas sobre os escritores e colaboradores mais assíduos do periódico. Tais agentes são entendidos aqui como "atores linguísticos", expressão utilizada por John Pocock para designar os que operam como articuladores da linguagem de uma época, visando à defesa de interesses e à expressão de determinadas ideias e valores. Foram, portanto, mediadores da cultura de sua época, pois assumiram, de maneira engajada, posicionamentos referentes à vida em sociedade, nela desempenhando, a um só tempo, os papéis de atores, testemunhas e consciências do contexto por eles vivenciado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper, whose main object of study was the Curitibano Club Magazine (1890- 1912), enabled us to conclude, first, that this magazine represents a fruitful source for analysis of cultural movements that emerged in Curitiba from the late nineteenth to the twentieth century. Besides being the stage that promoted the ideas of writers such as Augustine Ermelino Agostinho de Leão, Dario Vellozo, Emiliano and Julio Pernetta, Leoncio Correia, Silveira Neto, Antonio Braga, Sebastião Paraná and Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, the Club Magazine also enabled us to find out the ideas that were discussed in the literate circles of Curitiba over a decade of the magazine?s circulation. The first edition published by the Club Magazine coincided with a time of urban life intensification in the state capital and reflected changes that happened in this scenario in the last decade of the nineteenth century. That?s because its first circulation phase (1890-1893) presented the issue of progress as one of the main themes. Its second phase (1894-1900), completely different than the first one, has markedly proved to be melancholic and literary with aspects, as we seek to validate, which derive from a linguistic transformation that reflected the trauma caused by the Federalist Revolution. The other sources, in addition to articles from the Club Magazine and The Cenacle (1895-1897), are biographical works about the magazine?s most regular writers and contributors. We understand that these writers are "linguistic actors", a term used by John Pocock to designate the ones who operate as language articulators of an epoch, aimed at defending interests and the expression of certain ideas and values. They were, therefore, the culture mediators of their time, since they assumed, in an engaged way, positions concerning life in society, performing in it, at the same time, the roles of actors, witnesses and consciences of the context experienced by them.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette recherche, dont le principal objet d?étude fut la revue Revista do Clube Curitibano (1890-1912) nous a permis de constater, premièrement, que ce journal représente une source indispensable pour les analyses analyser le contexte culturel à Curitiba pendant le passage du XIX au XX siècle. En plus d?avoir été la scène où ont été mises en place les idées des écrivans comme Ermelino Agostino de Leão, Dario Vellozo, Emiliano et Julio Pernetta, Leôncio Correia, Silveira Neto, Antônio Braga, Sebastião Paraná et Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, la revue Revista do Clube nous a offert la possibilité de connaître des idées qui étaient débattues dans le milieu lettré de la capitale du Parana sur la période d?une décade. Les éditions initiales de la revue Revista do Clube coincidérent avec l?intensification de la vie urbaine dans la capitale de l?état du Paraná et reflétaient les changements qui ont eu lieu dans la dernière décenie du XIX siècle. Si dans sa première phase de diffusion (1890-1893) elle a présenté la question du progrès en tant que l'une des principales thématiques, sa deuxième phase (1894-1900), complètement distincte, s'est avérée nettement mélancolique et littéraires, des aspects qui découlent d'une transformation linguistique qui reflétait le trauma dû à la Révolution Fédéraliste. Des sources utilisées, autant que des articles de la revue Revista do Clube et de le Cenaculo (1895-1897), couvre également des travaux biographiques sur les rédacteurs et des collaborateurs plus assidus du journal. Ces agents sont compris ici comme "acteurs", expression linguistique utilisé par John Pocock pour désigner ceux qui opèrent en tant que principaux interprètes de langue d'une époque, visant à la protection d?intérêts et l'expression de certaines idées et valeurs. Ils furent, par conséquent, des médiateurs de la culture de leur temps, parce qu'ils ont assumé et défendu, de manière engagée, des positionnements concernant la vie en société, à une époque précise, les rôles des acteurs, les témoins et les consciences du contexte qu'ils ont connu.pt_BR
dc.format.extent168f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Históriapt_BR
dc.subjectPeriódicos brasileirospt_BR
dc.subjectCultura - História - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCuritiba (PR) - História - Séc. XIX-XXpt_BR
dc.subjectParaná - Históriapt_BR
dc.subjectBrasil - História - Revolução Federalista, 1893-1895pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleDiscursos e linguagem na revista do Clube Curitibano (1890 a 1912)pt_BR
dc.typeTesept_BR


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